A vitalidade se refere à saúde física de um personagem ou criatura. Em vitalidade já estão inclusos todos os aspectos relacionados. Várias coisas influenciam a vitalidade, danos, alimentação, saúde, etc.
A vitalidade se refere apenas à raça da criatura. Geralmente, raças maiores possuem mais vitalidade, já as raças menores menos. Esta não é uma regra definitiva e pode variar, especialmente para criaturas mágicas ou bestas.
O treinamento e experiência de um personagem (avanço de níveis), não influencia na vitalidade, mas sim em aspectos relacionados, como o Vigor.
A habilidade de Vigor é a principal habilidade relacionada com a vitalidade. Esta sim poderá ser aprimorada conforme o personagem avança de níveis. Um humano guerreiro pode ter vida 10 tanto no primeiro nível quanto no décimo. Entretanto, se ele partir de um vigor inicial +2 e investir graduações para chegar à +6 no décimo nível, ele reduzirá muito o risco de morte.
Enquanto o vigor reduz qualquer tipo de dano (quando não informado o contrário), as especializações de redução de dano são voltadas para tipos de danos específicas.
Recuperação de Dano
A recuperação de danos é um processo naturalmente lento. Um personagem pode recuperar pontos de vitalidade todos os dias realizando um descanso. A quantidade de pontos recuperados é igual à 1 + vigor (mínimo 1).
O repouso requer 6 – Vigor (mínimo 3) horas de sono. Caso o Vigor do personagem seja negativo, ele precisará dormir mais do que as 6 horas, de acordo com seu modificador. Por exemplo um personagem com -2 em Vigor precisará dormir 8 horas.
Neste tempo de repouso, o personagem poderá fazer interrupções, como por exemplo, acordar para fazer o turno de vigia ou levantar-se para verificar um barulho.
Estas interrupções não contam como hora dormida e não poderão ser superiores à metade de seu tempo total de sono.
Agravamento
Quando o personagem tiver um dano agravado, ele somente poderá recuperar 1 por noite, independente de seu vigor. Por exemplo um personagem possui 5 pontos de danos comum e 2 pontos de dano agravado. Este personagem que possui Vigor 3, poderá curar 1 ponto agravado e 2 pontos de dano comum.
Coma
Quando a soma de danos de um personagem alcança sua vitalidade, o personagem estará em coma. Ele não poderá executar nenhuma ação, nem estará consciente. Caso nenhuma ação seja tomada, ele virá a morrer num período entre 1 e 12 horas, conforme definido pelo mestre, baseado no dano que gerou a coma.
Para sair do coma, alguém deverá tomar cuidado do personagem com a especialização de conhecimento em medicina. Além disso, o tempo de descanso necessário para a primeira recuperação, será o dobro do normal.
Magias e poções poderão curar um personagem em coma, sem a necessidade do descanso e cuidados médicos.
Morte
Quando um personagem fica com um valor negativo superior à 1, ele estará morto. Apenas magias muito avançadas podem trazer este personagem de volta à vida. Poções não possuem efeito em defuntos.
Para proteger o personagem dos jogadores, o mestre poderá considerar que um dano que levaria um personagem da vida à morte, apenas o deixou em coma. Assim, este personagem poderá ser cuidado pelos companheiros de aventura e voltar ao jogo.
Tipos de danos
Existem vários tipos de danos. De maneira geral, todos os danos são igualmente perigosos. Entretanto algumas criaturas podem ter resistência ou fraqueza contra tipos específicos de danos.
Existem duas colunas para marcar danos na ficha do personagem. A primeira é para os danos em geral, já a segunda, é para os danos considerados agravados. Use a segunda coluna apenas quando indicado.
Afogamento 💧
Pode ocorrer ao personagem ficar sem ar (geralmente por afogamento com agua ou por ser afogado com um travesseiro), ou por dano mágico.
Agravado: Não
Congelamento ❄️
Os danos por congelamento variam desde um simples resfriamento, passando pelas queimaduras por frio e chegando ao congelamento real, da qual a maioria das raças não conseguem mais se recuperar.
Agravado: Não
Contusão 🔨
São danos causados por forte pancadas físicas. O sangramento é interno, porém pode ser tão perigosos quanto um dano letal.
Agravado: Não
Doença 🦠
Doenças são enfermidades que deixam o personagem desabilitado. Quando um personagem passa por intempéries, como dormir no relento ou no chão, sem um saco de dormir e sem um abrigo, ele pode correr o risco de cair doente. Neste caso, ele fará um teste de vigor, uma falha fará com que o personagem acorde com 1 ponto de dano por doença.
Os pontos de doença deverão ser marcados na coluna de dano agravado. Além disso, alguns tipos de doenças somente poderão ser curadas com remédios específicos prescritos por um médico.
Agravado: Sim
Elétrico ⚡
Danos por choque elétricos. Geralmente gerado por magias ou, mais raramente, em casos naturais.
Agravado: Não
Etéreo ✨
O dano etéreo atinge diretamente o espírito do personagem. Os danos etéreos não acertam objetos inanimados, por isso ignoram armaduras e equipamentos mundanos.
Agravado: Não
Letal 🗡
São danos que abrem feridas, expondo a carne e gerando vazamento de sangue. Geralmente lâminas que cortam ou perfuram.
Agravado: Não
Letal agravado 💀
Danos letais agravado são perfurações mais sérias, geralmente causadas por tiros de armas de fogo.
Agravado: Sim
Queimadura 🔥
Danos causados pela exposição ao fogo, objetos com altas temperaturas ou ainda fricção.
Agravado: Sim
Veneno ☠️
Por agirem de dentro para fora, as poções de veneno geram um dano agravado.
Agravado: Sim
Condições especiais
Alguns detalhes de sobrevivência básica podem ser deixados subentendidos ou pouco considerados durante uma aventura. Entretanto, por vezes estes efeitos são interessantes para a trama ou até resultados de ações específicas como o consumo de uma poção.
Conforme cada condição, o personagem irá receber pontos de condição. Para cada ponto de condição, o personagem terá um ônus de um ponto em todas as habilidade. Quando todas as habilidades estiverem iguais ou inferiores à 0, o personagem terá a consequência de caos informada na condição.
Sono
Quando um personagem passar 24 horas sem fazer o descanso mínimo conforme informado acima, ele entrará no modo sono. Neste caso ele sente um desejo quase incontrolável de dormir.
Ele receberá um ponto de condição por hora que será zerado caso ele tenha um descanso completo. Se chegar ao caos, o personagem irá desmaiar e somente conseguirá acordar após o tempo do descanso base.
Fome
Um personagem precisa no mínimo 1 refeição completa e duas refeições parciais durante um dia. Caso passe um dia inteiro sem comer o personagem receberá um ponto de condição por fome.
Ele se recuperará quando poder comer uma refeição completa e meia. Se chegar ao caos, o personagem entrará em coma e somente poderá ser resgatado com cura mágica.
Embebedado
Um personagem que beber uma quantidade de bebida muito elevada poderá entrar no efeito de embebedado. Ele resistirá à bebida de acordo com seu vigor. Para cada ponto de vigor, o personagem aguenta 1 dose. Quando a quantidade de bebida consumida superar o vigor, ele receberá 1 ponto de condição a cada quantidade excedida.
A cada hora sem beber, o personagem poderá recuperar 1 ponto de condição. Caso chegue ao caos, ele desmaiará e dormirá pelo tempo de descanso mínimo.
Drogado
Cansado