Os missionários devem realizar ritos todos os dias onde conversam com suas divindades. O missionário poderá conduzir o rito sozinho, com outros missionários ou ainda com a participação de outros mortais.

Todos os participantes de um rituais criarão uma espécie de vínculo fraternal que poderá gerar os efeitos dos ritos do missionário. O que ocorre nos rituais pode variar de acordo com o rito e, principalmente, de acordo com a ordem do missionário.

Um missionário poderá realizar qualquer um dos ritos desde o seu primeiro nível, entretanto, ele precisará ter uma capacidade de divindade suficiente para poder conjurar seus efeitos.

Em Vera Cruz existem três ordens, são elas a ordem de Iwê, a ordem de Tupã e a ordem de A’hi. Verifique o capítulo de religiões para saber mais sobre as religiões que estas representam.

Tipos de Ritos

Os tipos de ritos definem características básicas que deverão ocorrer durante um rito para a realização de seu efeito. Verifique a sessão Ritos de Missionários para mais informações.

Oração

Uma oração é um breve rito que leva, pelo menos 1 ação. A única diferença entre as ordens é o conteúdo de suas orações, porém, os efeitos práticos se mantém.

Ladainha

É uma oração em forma de conversa entre o missionário e os participantes. Caso o missionário esteja sozinho, ele poderá realizar mesmo assim. Como a oração, este tipo de rito é similar para todas as ordens.

Rito Ordinário

São os rituais sem os quais os missionários não podem passar um dia sem realizá-los ou perderão suas recompensas divinas até que retornem a realizar o rito.

Um efeito que depende de um rito pode ser substituído por uma oração caso todos os alvos afetados já tenham participado de um rito no mesmo dia.

A duração de um rito ordinário é de meia hora.

Ordem de Iwê – O rito inclui o sacrifício de um animal. Não há especificações de qual animal deverá ser sacrificado, entretanto, não poderá ser outras criaturas como bestas.

Ordem de Tupã – Para estes missionários, os ritos incluem cantos e danças. É impossível fazer um rito em silêncio ou sem ser notado por qualquer criatura em um raio de pelo menos 50 metros.

Ordem de A’hi – Como os Tupãs, os missionários de A’hi também realizam cantos e danças, entretanto, muitas vezes estas incluem tons macabros que poderiam assustar alguém que não seja Dunduk.

Um personagem não Dunduk precisa fazer um teste de força de vontade ou coragem para participar até o final do rito.

Rito Festivo

Os ritos festivos são ritos que geralmente acontecem em datas ou ocasiões especiais. Também podem ocorrer quando um missionário deseja conjurar um efeito mais elevado.

Assim como os ritos ordinários, um efeito de rito festivo pode ser substituído por uma oração caso todos os alvos tenham participado de um rito festivo no mesmo dia. O Rito Festivo já inclui o Rito Ordinário, gerando assim o efeito

O rito festivo costuma durar no mínimo uma hora.

Ordem de Iwê – O rito inclui o sacrifício de um animal para cada participante, além de uma preparação e ornamentação especial.

Ordem de Tupã – Além das danças de costume, é necessário acender uma fogueira e pintar todos os participantes que, durante o rito, não poderão usar vestes no busto.

Ordem de A’hi – O rito festivo de um missionário de A’hi inclui assar uma criatura viva.

Vésperas

Antes de seu repouso, o missionário pode realizar o rito das vésperas, recuperando 1 ponto de divindade por minuto de oração. Ele não poderá recuperar mais do que seu total de pontos de divindade antes de um novo rito ordinário.