Em seus rituais, os missionários seguirão ritos específicos, estes ritos oferecem efeitos positivos para aqueles que participam.
Cata tipo de rito indica se é necessário ter materiais, falas e/ou gestos. Geralmente os missionários andam com um grande símbolo de seu deus, que é chamado de amuleto.
Também os missionários levam uma maleta de ritual que você pode ver na sessão estojos.
Rito | Custo |
---|---|
Fazer amizade | 5 |
Compreender idioma | 2 |
Cura | 2 |
Cura Aprimorada | 7 |
Cura em Massa | 4 |
Cura em Massa Aprimorada | 10 |
Cura Instantânea | 5 |
Cura Instantânea Aprimorada | 12 |
Cura Lendária | 20 |
Benção | 1 |
Benção Aprimorada | 3 |
Benção em Massa | 5 |
Benção em Massa Aprimorada | 10 |
Brilho | 2 |
Montaria Divina | 5 |
Montaria Divina Aprimorada | 8 |
Olocausto | 10 |
Pregação | 3 |
Pregação Aprimorada | 7 |
Pregação Lendária | 15 |
Brilho
Após uma oração, o corpo do missionário começa a brilhar uma luz divinal. A luz ilumina em um raio de 10 metros facilitando a visibilidade de todos ao redor. O brilho irá durar por até meia hora por ponto de empatia. Após este período o missionário poderá pagar o custo do rito para recomeçar o período.
O efeito acaba antes caso o missionário faça uma nova oração pedindo o fim do efeito ou caso o missionário morra. O efeito não irá acabar caso o personagem esteja em coma ou inconsciente mas ainda vivo.
Custo: 2 ponto de divindade
Manutenção: Paciência
Tipo de rito: Oração
Duração: Empatia
Teste: nenhum
Compreender idioma
Quanto está tentando se comunicar com um personagem que é capaz de se comunicar em algum idioma, mas não em um que o missionário possa compreender, ele poderá fazer uma breve prece e a partir do próximo turno ele será capaz de compreender o que o personagem alvo está dizendo.
A capacidade de compreenção do missionário não será plena, ele não conseguirá entender ou traduzir perfeitamente o que está sendo dito, mas terá um bom entendimento do contexto e dos elementos principais.
Para cada alvo adicional, além do primeiro, o missionário deverá gastar o custo do rito. Entretanto, o missionário poderá fazer apenas uma prece para todos os alvos desejados. O custo de manutenção não será alterado independente do número de alvos.
Custo: 2 ponto de divindade
Tipo de rito: Oração
Duração: manutenção com paciência
Teste: nenhum
Cura
O missionário faz uma pequena cerimônia de meia hora que revigora instantaneamente (ao final do rito) 1d4 pontos de vitalidade de si mesmo ou de outro personagem que participe intencionalmente e ativamente do rito.
O Missionário poderá queimar pontos extra de divindade para somar aos pontos de vitalidade regenerados. Ele deverá anunciar e queimar a quantidade de pontos extras de divindade antes de rolar o dado.
Custo: 2 ponto de divindade
Tipo de rito: Ritual Ordinário
Duração: instantânea
Teste: nenhum
Cura Aprimorada
Como cura, entretanto o dado base de cura será 1d8 e cada ponto extra aumentará 1d6 de cura.
Custo: 7 ponto de divindade
Tipo de rito: Ritual Ordinário
Duração: instantânea
Teste: nenhum
Cura em Massa
Como Cura, entretanto o missionário poderá aplicar o benefício para mais de um personagem que esteja participando ativamente do rito. O custo base cobre até 2 personagens, ele poderá queimar 2 pontos extras de divindade para cada personagem a mais a partir do terceiro.
Além disso, os pontos extras de divindade que ele queimar a mais para aumentar a regeneração, contará para todos os participantes.
Por exemplo, um missionário faz um rito para 3 participantes, sendo ele mesmo e mais dois. Deseja que todos se curem 1d4 e um ponto extra de vitalidade. Desta forma ele gastará 4 pontos da base da magia, +2 pontos do terceiro participante, +1 ponto extra para a vitalidade, gastando assim um total de 7 pontos de divindade.
Custo: 4 ponto de divindade
Tipo de rito: Ritual Ordinário
Duração: instantânea
Teste: nenhum
Cura em Massa Aprimorada
Como Cura Aprimorada, entretanto o missionário poderá aplicar o benefício para mais de um personagem que esteja participando ativamente do rito. O custo base cobre até 2 personagens, ele poderá queimar 5 pontos extras de divindade para cada personagem a mais a partir do terceiro.
Além disso, os pontos extras de divindade que ele queimar a mais para aumentar a regeneração, contará para todos os participantes.
Custo: 10 ponto de divindade
Tipo de rito: Ritual Ordinário
Duração: instantânea
Teste: nenhum
Cura Instantânea
A Cura Instantânea possui o mesmo efeito do rito Cura. Entretanto, o rito levará apenas 2 ações, além de o personagem alvo não precisará participar do rito. Apesar disto, o personagem alvo precisa ter participado de um rito ordinário com o missionário nos últimos 7 dias.
O personagem alvo não precisa estar ao alcance visual do missionário nem ter consciência do rito. Mesmo que esteja batalhando do outro lado do mundo, o efeito será eficaz.
Custo: 5 ponto de divindade
Tipo de rito: Oração
Duração: instantânea
Teste: nenhum
Cura Instantânea Aprimorada
A Cura Instantânea Aprimorada possui o mesmo efeito do rito Cura Aprimorada. Entretanto, o rito levará apenas 2 ações, além de o personagem alvo não precisará participar do rito. Apesar disto, o personagem alvo precisa ter participado de um rito ordinário com o missionário nos últimos 7 dias.
O personagem alvo não precisa estar ao alcance visual do missionário nem ter consciência do rito. Mesmo que esteja batalhando do outro lado do mundo, o efeito será eficaz.
Custo: 12 ponto de divindade
Tipo de rito: Rito ordinário
Duração: instantânea
Teste: nenhum
Cura Lendária
A cura lendária é um poder milagroso que o missionário poderá operar. Esta cura é baseada na participação em algum ritual de pelo menos meia hora. Desta forma, o missionário pode realizar o ritual no momento da conjuração ou pode usar algum ritual que tenha feito nos últimos 7 dias.
Somente poderão ser alvo da magias, os personagens que tiverem participado deste ritual. Não poderão ser alvos que participaram de rituais diferentes. Em outras palavras, todos os alvos precisam ter participado de um mesmo ritual.
Caso o ritual seja anterior à conjuração, o tempo de conjuração será de 1 ação.
A cura lendária irá curar 10d10 que poderão ser distribuídos, conforme preferência do missionário, entre os alvos anunciados. Os alvos devem ser anunciados antes da rolagem dos dados, entretanto, após a rolagem, o missionário poderá escolher quais e quantos dados vão para cada alvo, sendo que obrigatoriamente cada alvo precisará receber no mínimo 1 dado de cura.
O missionário poderá queimar pontos extras de divindade para receber mais dados de cura, para cada dois pontos extra de divindade o missionário receberá 1d10 extra de cura.
Custo: 20 ponto de divindade
Tipo de rito: Rito festivo
Duração: instantânea
Teste: nenhum
Benção
O missionário poderá dar uma benção para um personagem que deseje recebê-la. Para fazer isso, a criatura alvo deverá se ajoelhar enquanto ele ergue seu amuleto e recita a bênção.
O personagem alvo recebe +1 em uma habilidade escolhida pelo missionário, podendo ser o próprio conjurador.
Custo: 1 ponto de divindade
Tipo de rito: Oração
Duração: 3 ações + sobra do teste
Teste: empatia
Benção Aprimorada
Como a benção, porém o personagem alvo não precisa se ajoelhar, ele pode estar executando qualquer ação, inclusive em batalha. Também o missionário poderá queimar pontos extra de divindade para adicionar esta quantidade na habilidade desejada.
Custo: 3 pontos de divindade
Tipo de rito: Oração
Duração: 3 ações + sobra do teste
Teste: empatia dificuldade 7
Benção em Massa
Similar à benção aprimorada, porém o missionário poderá abençoar vários personagens ao mesmo tempo. O valor de modificador de habilidades deverá ser distribuído. Por exemplo, se o missionário gastou 3 pontos de divindade, ele terá 4 pontos de modificador para distribuir entre todos os alvos como desejar.
Cada alvo poderá ter o aprimoramento em uma habilidade diferente, apesar de que cada alvo poderá aprimorar apenas 1 habilidade. A habilidade será decidida pelo missionário.
A duração desta benção é maior, porém seu tempo de ritual também.
Custo: 5 ponto de divindade
Tipo de rito: Ladainha
Duração: 5 ações + sobra do teste
Teste: empatia dificuldade 7
Benção em Massa Aprimorada
Esta benção é similar à Benção Aprimorada, porém, o missionário fará um rito mais prolongado, e os resultados serão altamente aprimorados em todos os sentidos.
A primeira diferença é que os personagens receberão o aprimoramento em quantas habilidades o missionário desejar (o valor será distribuído).
Outra diferença é que a quantidade de pontos não é pela conjuração, mas sim por alvo. Cada personagem que participar do rito, respondendo verbalmente e gestualmente, conforme instrução do missionário, receberá um benefício temporário de 1 ponto de aprimoramento + a sobra do teste.
Não há limites para o número de participante, desde que todos possam ouvir ao missionário e todos participem adequadamente do rito.
Por exemplo, se o missionário tirou um resultado final (dado + modificador) de 12. Então ele teve uma sobra de 4 pontos, assim, cada personagem alvo poderá distribuir 5 pontos bônus de habilidade. Este bônus durará por 6 horas.
Custo: 10 pontos de divindade
Tipo de rito: Rito festivo
Duração: 6 horas
Teste: empatia dificuldade 8
Fazer amizade
Este rito é especialmente útil para quando o missionário conhece alguém novo e que é importante para se ter uma relação amigável. Mesmo assim, ele poderá ser usado normalmente com qualquer personagem, mesmo que já seja conhecido, aplicando os modificadores positivos ou negativos conforme a relação anterior.
Ao usar este rito, o missionário soma seu modificador de empatia em seu teste de influência para tornar o alvo amigável. O período que este alvo ficará amigável depende dos eventos que acontecerão na sequência, porém as chances são que ele seja mais dócil do que arisco.
Custo: 5 pontos de divindade
Tipo de rito: Nenhum
Duração: Instantânea
Teste: some empatia à influência
Olocausto
Causar dano não é o ponto forte do missionário. Entretanto, ao ter uma reserva de 10 pontos de divindade, ele poderá realizar um olocausto. Durante 3 turnos o missionário se concentra em oração. Após este período, ele aponta para um inimigo vitimando-o em dano.
O teste para acertar este poder será de sagacidade + empatia contra destreza. Caso seja bem sucedido no teste, o missionário dará 5d10 pontos de dano.
Custo: 10 pontos de divindade
Tipo de rito: Rito festivo
Duração: 12 horas
Teste: Sagacidade + empatia contra destreza
Montaria Divina
O missionário poderá conjurar uma montaria divina que o acompanhará por até 12 horas, esta montaria geralmente é um cavalo selado.
A montaria não sofrerá exaustão e quando acabar o tempo da magia, for atacada ou quando o missionário desejar, a montaria simplesmente desaparecerá. Ela sempre poderá ser conjurada novamente.
É necessário um teste de cavalgar com dificuldade base 5.
Custo: 5 pontos de divindade
Tipo de rito: Ladainha
Duração: 12 horas
Teste: empatia dificuldade 7
Montaria Divina Aprimorada
Agora, a montaria divina do missionário se torna um pégasos, permitindo assim que o personagem voe enquanto estiver cavalgando. O teste para cavalgar será 7.
Custo: 8 pontos de divindade
Tipo de rito: Ladainha
Duração: 24 horas
Teste: empatia dificuldade 7
Pregação
Ao começar a pregar, todos ao seu redor sentirão vontade de ouvir, a menos que passem em um teste de força de vontade resistido contra atuação.
Apenas seres inteligentes e que entendem a mesma língua podem ser alvos desta magia. Todos os possíveis alvos que podem ouvir o missionário serão afetados.
Enquanto fala, o missionário poderá escolher apenas cativar a atenção ou passar sugestões usando um teste adicional de liderança.
O personagem levará 1 ação para iniciar sua pregação, mais o tempo de manutenção para manter a atenção dos ouvintes. A cada turno, os ouvintes poderão testar força de vontade novamente.
Custo: 3 pontos de divindade
Tipo de rito: Oração
Duração: 1 ponto de divindade por manutenção
Teste: ação resistida
Pregação Aprimorada
Como pregação, porém, falantes de qualquer idioma serão afetados e compreenderão em sua própria língua.
Custo: 6 pontos de divindade
Tipo de rito: Oração + manutenção
Duração: 1 ponto de divindade por manutenção
Teste: ação resistida
Pregação Lendária
Como pregação, porém, todas as criaturas e animais, mesmo que irracionais, serão afetadas e compreenderão, conforme sua capacidade.
Custo: 15 pontos de divindade
Tipo de rito: Oração + manutenção
Duração: 1 ponto de divindade por manutenção
Teste: ação resistida