As poções são o resultado da utilização de ervas especiais. Os efeitos diversos que as poções podem causar são naturais ou sobrenaturais, dependendo dos próprios elementos utilizados.

Uma poção ainda pode ser usada como base para se fazer um artefato. As poções usadas para artefato somam seu resultado base com o resultado do efeito. Além disso, uma poção não precisa do atributo gatilho para ativar o efeito do artefato, basta que seu usuário utilize o conteúdo total do frasco.

Para fazer uma poção, o personagem usará a a especialização de ervas e precisará ter um nível de especialização igual à classe da poção. Além disso, ele necessitará de classe * 10 Impéris de material que poderá ser comprado ou coletado (quando possível). Para a coleta, é necessário toda a ambientação da narrativa, de acordo com as instruções do mestre.

Quando não informado, o efeito da poção é instantâneo e a forma de consumo é ingestão.

As poções com efeitos indesejados somente terão efeito quando o personagem falhar em um teste de vigor contra a classe da poção. Caso a poção tenha sido usada como base para artefato, os efeitos mágicos seguirão conforme a regra de artefato.

Quando não especificado ao contrário, um personagem leverá 1 ação para tomar uma poção que terá o efeito na mesma ação.

Especiais

Características especiais podem mudar as propriedades de uma poção ao custo de modificador de classe.

Poção gasosa

Uma poção gasosa pode facilitar para obrigar um ou mais personagens à ingeri-la. Basta abrir o frasco na frente do personagem e ele irá respirar o conteúdo.

Aumente um ponto de classe para a poção gasosa.

Poção gasosa aprimorada

A poção gasosa aprimorada não apenas evapora como ocupa todo um espaço de um raio de 5 metros. Aumente em 3 pontos a classe da poção.

Lista e descrição de poções

PoçãoClassePreço de mercadoPorçãoEfeito
Remédio010 $I10mlVeja a descrição
Cura*115 $I50mlCura 2 pontos de vitalidade
Absinto26050mlCausa embreagues
Veneno**2-1080 $I30mlCausa 1 ponto de dano agravado
Sono240 $I50mlFaz o personagem precisar dormir
Poções de habilidades365 $I50ml+1 em uma habilidade por 1 hora
Curar ferimentos*4$90 $I100mlCura 4 pontos de vitalidade
Doença**4$120 $I50mlGera uma doença rara
Poção do amor5
* As poções de cura podem curar pontos de dano agravado
** Estas poções são proibidas e por isso possuem preço elevado

Cura

A poção mais comum e desejada de toda Vera Cruz. Trata-se de um chá verde feito à base de erva mate e menta. Apesar de ser muito apreciado quente, este chá pode ser armazenado em qualquer recepiente e consumido durante em momentos de necessidade.

Absinto

Trata-se de uma bebida alcoólica azulada. A dose base do absinto é 10ml. 50ml de absinto pode deixar quase qualquer personagem bêbado. O absinto segue todas as regras de bebidas alcólicas conforme descrito no capítulo vitalidade.

Doença

O veneno de doença gera 3 pontos de um dano 🦠 agravado. Esta é uma doença pouco conhecida. O personagem precisará consultar com um médico que faça um teste de Conhecimento em Medicina com dificuldade 10 (6 + classe do veneno).

Veneno

Os venenos geram dano de dentro para fora, o que faz seu efeito ser agravado. O dano varia conforme a classe do veneno. Determinados tipos de criaturas são imunes ao veneno, porém, venenos especiais para este tipo de criatura podem ser feitos com um adicional de classe +2.

Classe do venenoEfeito de danoPreço
21 ponto80 $I
550% da vitalidade140 $I
7Zera a vitalidade deixando em coma250 $I
10Gera a falência de vários órgãos gerando morte instantânea1 $L

Sono

O personagem entra no modo “sono”, confira o capítulo vitalidade.

Poções de Habilidade

Para cada habilidade existe uma poção. Todas possuem o efeito sobre a habilidade específica e duração de 1 hora.

NomeHabilidadeAparência
Chá protéicoForçaChá avermelhado e muito amargo
Óleo de guerraAgilidadeUm óleo que é passado no corpo
Chá forteVigorUm chá à base de café
FumoRaciocínioErvas enroladas em uma folha para fumo
AyahuascaConhecimentoUm chá avermelhado que parece vinho
Sagacidade
BrilhoAparênciaUm pó que fornece um brilho discreto e quase imperceptível
Influência
Empatia