Magia é a arte sobrenatural estudada pelos Pajés. Ele poderá usar qualquer magia desde que seu nível de pajé seja igual ou superior ao nível da magia.
O pajé pode usar as magias que indicam o seu elemental, entretanto, para usar magias de outros elementos, ele gastará o dobro do custo.
O personagem não será capaz de utilizar magias se sua capacidade estiver zerada, mesmo que a magia não tenha custo.
Magia | Elemento | Custo | Nível |
---|---|---|---|
Ataque elemental | 💧🔥⚡🍃 | 0 | 1 |
Criar fruto 🍃 | 🍃 | 1 | 1 |
Chama | 🔥 | 1 | 1 |
Esfriar ambiente | 💧 | 1 | 1 |
Raio | ⚡ | 1 | 1 |
Eletrecutar armadura | ⚡ | 2 | 2 |
Encantar Criaturas | 🍃 | 2 | 2 |
Fogo Tolo | 🔥 | 1 | 2 |
Piso Escorregadio | 💧 | 3 | 2 |
Resistência à Elemento | 💧🔥⚡🍃 | 4 | 2 |
Cancelar efeito | 💧🔥⚡🍃 | 3 | 3 |
Cubo de Gelo | 💧 | 4 | 3 |
Explosão | 🔥 | 4 | 3 |
Velocidade | ⚡ | 3 | 3 |
Buraco | 🍃 | 3 | 3 |
Pregação Aprimorada | 7 | ||
Pregação Lendária | 15 |
Nível 1
Ataque elemental
O pajé é capaz de usar 1 ponto de elemento para dar um dano extra do mesmo elemento em um ataque. Este ataque depende de um foco que pode ser qualquer arma de corpo-a-corpo ou de distância, bem como qualquer objeto improvisado para briga.
Ao fazer isso, a arma que está sendo usada pelo pajé terá um modificador de +1d4 de dano extra pelo elemento escolhido durante um turno. O pajé não poderá usar este poder para armas usadas por outros personagens.
Custo: 0 💧🔥⚡🍃
Tempo de conjuração: Ação de assistência (combinado à ação de ataque no mesmo turno)
Duração: Ação de assistência
Teste: Nenhum
Material: Fraco com agua, mecha, anel de cobre ou uma folha seca.
Chama
O pajé poderá iniciar fogo usando qualquer mecha improvisada que possa segurar. Pode ser uma folha seca de árvore ou uma lasca de madeira. Entretanto, não é possível iniciar o fogo em uma lenha grossa ou um bastão maciço, por exemplo. É comum encontrar estes componentes em seu saco de magia.
No turno de execução a chama é considerada mágica, entretanto, no próximo turno a mecha queimara como fogo comum e será considerado normalmente como fogo. Qualquer personagem poderá fazer um teste de sobrevivência (10) para transferir este fogo para uma fogueira no próximo turno.
Custo: 1 🔥
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Instantânea
Teste: Raciocínio e magia
Material: Um pouco de mecha
Criar fruto
O pajé é capaz de criar frutos a partir de qualquer planta, mesmo que seja grama. O pajé encosta na planta e os frutos começam a aparecer. Um sucesso simples no teste fará aparecer fruta para alimentar um personagem por uma refeição. Cada ponto adicional representa a uma quantidade necessária para alimentar mais um personagem.
O pajé poderá definir um máximo. Por exemplo, se ele está com mais 1 companheiro, entretanto teve 3 pontos de sobra no teste, ele não precisará tirar comida para 4 pessoas, poderá tirar apenas para os dois. Ou ele pode aproveitar os frutos extra e guardar na mochila para mais tarde.
Custo: 1 🍃
Tempo de conjuração: 1 turno
Duração: Instantânea
Teste: Raciocínio e magia
Material: Um pouco de terra de Minguidim.
Esfriar ambiente
O personagem escolhe um ponto que consiga ver. A partir deste ponto, em uma área de 5 metros (limitados por obstáculos como paredes), uma onda de frio começa a propagar. O personagem poderá decidir se quer apenas “refrescar” o ambiente ou se quer fazer um frio congelante que poderá dar um dano por frio. O dano será o resultado de um teste de raciocínio + magia contra vigor.
Custo: 1 💧
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Instantânea
Teste: Raciocínio + magia resistido por vigor
Material: Um retalho de pano
Raio
A partir do dedo do Pajé sairá um pequeno feixe de raio que irá em direção ao alvo. Para isso, o Pajé faz um ataque a distância utilizando como base raciocínio e magia e causa um dano ⚡ conforme a sobra do teste.
Custo: 1 ⚡
Tempo de conjuração: 1 turno
Duração: Instantânea
Teste: Ataque à distância por raciocínio + magia
Material: Um anel de cobre
Nível 2
Eletrecutar armadura
Uma armadura ou qualquer objeto metálico é encantado com energia sobrenatural. O objeto não causa dano ao seu proprietário, mesmo que este não seja o pajé conjurador. Entretanto, se algum inimigo atacar este objeto com uma arma metálica ou com armas naturais (como mãos ou garras), este inimigo sofrerá um dano de 1d4.
Para fazer a conjuração, o pajé precisará fazer um teste de sagacidade + magia contra a dificuldade 4 + classe do item encantado. A sobra do teste é a “carga” que o objeto terá.
Esta carga permanecerá eternamente ou até que seja descarregada. A cada ataque que o alvo levar, ele gastará uma carga, até que as cargas cheguem a 0 e o efeito então acabe. Caso esta magia seja usada em um objeto já encantado, some a carga nova à carga antiga.
Quando usar esta magia em uma armadura, o dano será considerado no inimigo apenas quando um ataque for bem sucedido, mesmo que não gere dano. Já, encantando um escudo, o efeito será gerado quando um ataque for mal sucedido.
Custo: 2 ⚡
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Carga
Teste: Sagacidade + magia (confira a descrição)
Material: Uma moeda
Encantar Criaturas
Utilizando cantos, dança ou outro tipo de arte, o pajé é capaz de encantar criaturas não racionais que estejam dentro de um raio de 20 metros do pajé. Criaturas capaz de se comunicar com uso de idiomas não podem ser alvo desta magia.
O encanto continuará ativo enquanto o Pajé puder se concentrar, gastando 1 ponto de concentração por turno a partir do segundo turno.
Uma criatura encantada desta maneira executará comenados simples como “pare”, “corra”, “ataque” ou “fuja”. Ela não fará nada que a coloque diretamente em risco. Porém, o pajé poderá fazer isso de maneira oculta, por exemplo, caso ele diga “corra” e no caminho haja uma armadilha oculta, a criatura executará a ordem.
Caso a criatura seja atacada após o uso da magia, ela perderá seu efeito e a magia cessará.
Custo: 2 🍃
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Concentração
Teste: Raciocínio e magia contra Raciocínio
Material: Um pedaço de pau
Fogo Tolo
O personagem cria um plasma azulado dentro de um raio de 20 metros do personagem. Este fogo emite uma luz em um raio de 6 quadrados. O pajé poderá ainda movimentar desde que o mesmo esteja dentro de 20 metros de distância do conjurador. Além disso, o raio não poderá ser enviado para além de 20 metros de distância. Caso o pajé inicie seu turno a mais de 20 metros do fogo tolo este desaparecerá.
O fogo tolo chamará atenção de criaturas não racionais que serão atraídas pelo fogo caso não passem em um teste de inteligência dificuldade 6 + nível de pajé. Criaturas que estejam em batalha não precisarão fazer o teste para não serem atraídas pelo fogo tolo.
Custo: 1 🔥
Tempo de conjuração: Ação
Duração: 30 minutos
Teste: Nenhum
Material: Um pouco de mecha
Piso Escorregadio
O pajé faz aparecer humidade que logo se congela no chão gerando uma área difícil de caminhar. Qualquer personagem que se movimente nesta área terá seu movimento reduzido à metade.
Além disso, terá que fazer um teste de agilidade + acobracia contra a dificuldade 6 + nível de pajé, caso falhe no teste, a criatura cai no chão. Este teste deve ser feito toda vez que a criatura se movimentar na área afetada pelo efeito da magia.
O pajé poderá escolher uma área quadrada de 3×3 metros ou um circulo com 4 metros de diâmetro. Toda a área afetada deve estar dentro de 20 metros do conjurador.
Custo: 3 💧
Tempo de conjuração: Ação
Duração: 10 minutos
Teste: Nenhum
Material: Um pequeno grasquinho com agua pura
Resistência a Elemento
Neste nível, o Pajé poderá oferecer uma resistência contra um elementos específico a si mesmo ou a um aliado. Considere o custo desta magia de acordo com o elemento escolhido.
O valor da resistência será a sobra do teste de vigor + magia contra a dificuldade 6. Caso aconteça um acerto sem sobras, ainda assim o alvo terá 1 ponto de resistência do elemento escolhido.
Caso esta magia seja usada em um personagem que já está sobre este efeito, o novo resultado será aplicado zerando o efeito anterior. Isto é válido para magias do mesmo conjurador ou de outro conjurador, mas não é válido para resistências de equipamentos ou naturais do personagem.
Custo: 4 💧🔥⚡🍃
Tempo de conjuração: Ação
Duração: 10 minutos
Teste: Vigor + magia (6) (o valor excedente do teste será o valor da resistência)
Material: Nenhum
Nível 3
Cancelar efeito
Está magia é na realidade chamada de “contra-magia”. Ela serve para um pajé cancelar o efeito da magia de outro pajé. Ele poderá cancelar efeitos de magias de nível igual ou inferior ao seu. Para ser bem sucedido, ele terá que fazer um teste resistido de sua sagacidade + magia contra sagacidade + magia do conjurador da magia.
O teste poderá ser feito como ação prolongada, gastando 1 ponto extra de elemento por turno, até que tenha sucesso ou acabe seus pontos de magia. O custo poderá ser feito em qualquer um dos elementos independente do elemento da magia alvo.
O pajé pega um graveto seco de sua bolsa de componentes, este começa a esfumacear, a fumaça vai em direção ao efeito que está sendo cancelado e ao final da ação, retorna para o graveto “trazendo o efeito”. Pajé então solta o graveto para que termine de queimar consumindo para sempre aquele efeito.
Custo: 3 💧🔥⚡🍃
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Instantânea
Teste: sagacidade + magia (resistido)
Material: Um graveto seco de pau brasil
O pajé cria uma pequena bola de fogo e então arremessa em um oponente. Primeiramente o pajé gasta 2 pontos de fogo utilizando um pouco de mecha para criar a bola de fogo. Então, no próximo turno ele pode arremessar fazendo um ataque à distância baseado em sagacidade + ataque à distância.
Cubo de gelo
O Pajé cria um cubo de gelo de até 20 metros cubicos em uma área que não está sendo ocupada. O cubo permanecerá sólido até que derreta naturalmente. O tempo que o cubo leva para derreter pode variar de acordo com o clima. Por exemplo, em terras naturalmente geladas, o gelo pode nunca derreter, porém o tempo médio em climas amênos é de 1 dia.
Este efeito geralmente é feito para bloquear passagens ou até mesmo ser usado como ponte. Há ainda casos que o pajé cria este efeito para conservar algum alimento com o gelo criado.
O pajé precisará de 1 litro de agua por metro cúbico de gelo. Esta agua expandirá para completar o volume necessário. Em dias de chuva, ou próximo à um rio, é muito fácil conjurar esta magia. Entretanto, dentro de uma sala seca, o pajé precisará juntar os cantis de agua de seu grupo.
Custo: 4 💧
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Instantânea
Teste: Nenhum
Material: 1 litro de agua por metro cúbico de gelo (esta agua não está inclusa no saco de magia).
Explosão
O pajé cria uma pequena bola de fogo e então arremessa em um oponente. Primeiramente o pajé gasta 2 pontos de fogo utilizando um pouco de mecha para criar a bola de fogo. Então, no próximo turno ele pode arremessar fazendo um ataque à distância baseado em sagacidade + ataque à distância.
Note que o personagem não arremessa como se fosse uma pedra, mas usando um comando sobrenatural, fazendo com que a bola de fogo vá em linha reta até seu alvo.
Tendo sucesso no ataque, a bola de fogo acerta o alvo explodindo e gerando um dano de 1d8 + 1d4 por sucesso extra no acerto.
O personagem poderá decidir segurar a bola de fogo na mão e aguardar alguns turnos antes de arremessá-la. Ele poderá segurar a bola de fogo na mão pelo tempo que desejar, desde que não execute nenhuma ação que utilize sua mão destra.
Custo: 4 🔥
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Instantânea
Teste: Conjuração com sagacidade + magia. Ataque baseado em sagacidade + ataque à distância.
Material: Um pouco de mecha e pólvora
Velocidade
As ondas parecem se mexer de maneira estranha em volta do alvo e derrepente seu movimento é acelerado. O alvo da magia ganhará um turno extra completo, podendo realizar mais uma ação e mais uma ação de assistência logo no final de seu turno regular.
O pajé poderá escolher qualquer personagem como alvo, incluindo a sí mesmo. O alvo receberá o benefício no final do seu próximo turno.
Custo: 3 ⚡
Tempo de conjuração: Ação
Duração: 1 turno
Teste: Nenhum
Material: Uma pequena engrenagem de relógio
Buraco
O pajé aponta para um local onde um buraco com raio de 3 metros metros se forma. O buraco possui 2 metros de profundidade. Caso hajam personagens ou objetos na área afetada, estes irão cair imediatamente levando um dano de 1d6🔨 e ficará na condição caído. Um personagem que sofra a queda poderá fazer um teste de reação usando agilidade + esportes para evitar o dano e permanecer em pé.
Custo: 3 🍃
Tempo de conjuração: Ação
Duração: 1 turno
Teste: Nenhum
Material: Um pouco de terra
Nível 4
Ventania
Derrepente uma rajada de vento começa a tomar força e atinge os inimigos do pajé. O efeito acontece em uma parede de 5 metros de largura, sendo 2 metros para cada lado do pajé, mais o quadrado da frende ao que o pajé está ocupando. Imagine uma linha de 5 metros à frente do pajé, perpendicular com sua linha de visão.
Qualquer personagem que esteja nesta linha terá que fazer um teste de agilidade + equilíbrio com dificuldade igual a 6 + nível de pajé. Caso o personagem passe no teste, ele sofrerá 1d6🔨 e mais nada. Caso o personagem falhe no teste, ele sofrerá 2d6🔨 e ficará caído.
Os personagens na segunda linha da magia sofrerão o mesmo efeito porém o dano será 1d4🔨 ou 2d4🔨 respectivamente. Finalmente, na terceira linha, o dano será 1🔨 ou 2🔨, respectivamente.
Custo: 5⚡
Tempo de conjuração: Ação
Duração: Instantânea
Teste: Nenhum
Material: Uma flor seca de ipê branco
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Nível 6
Terremoto 🍃
Ao dar um soco no chão, o personagem cria um terremoto com raio de 20 + nível de magia metros. Este terremoto causa um dano e tem chance de derrubar seus inimigos.
Raio Globular ⚡
Nível 7
Comandar criatura 🍃
Comando
Vortex ⚡
Teletransporte
Nível 10
Chuva de Canivete 🍃
Certamente a expressão “está chovendo canivetes” veio deste efeito dos pajés. Eles controlam o clima para iniciar uma forte chuva na qual as gotas d’água se tornam como pequenas lâminas afiadas causando dano a todos que estiverem sob a tempestade.
Custo: X ponto de magia
Tempo de conjuração: ?
Duração: ?
Teste: ?
[/restrict]