São os principais dados da ficha de um personagem. Estas habilidades definem como o personagem poderá se sair em cada situação de uma aventura de RPG.
Os valores de habilidades normalmente variam de -5 a +5. Entretanto, estes valores podem ser qualquer número inteiro positivo ou negativo. Números mais extremos como -10 ou +15 podem aparecer para PdMs muito poderosos.
As habilidades são classificadas em três áreas que são subdivididas em mais três classificações. A primeira classificação é Físico, Mental e Social. A segunda classificação é poder, refinamento e passividade.
A graduação máxima em habilidades é de 3 até o nível 7. A partir do nível 8, o personagem poderá ter uma graduação em habilidade igual ao seu nível dividido por dois. Em caso de valores impares, arredonde para baixo.
Habilidades Físicas
Força
A força de um personagem é o atributo que representa seu poder físico. Mais do que ganhar uma queda de braço, a força do personagem o permite carregar mais coisas, dar golpes mais potentes com determinadas armas, entre outras façanhas.
Você usará força para:
- Ataques desarmados contusos;
- Ataques com armas baseadas na força;
- Empurrar, erguer, carregar objetos pesados;
- Entre outros.
Agilidade
A agilidade define o refinamento físico de um personagem. Sendo assim, o personagem usará sua agilidade sempre que decidir fazer manobras com seu corpo, sejam manobras que envolvam velocidade ou precisão.
Você usará agilidade para:
- Ataques desarmados letais;
- Ataques com armas baseadas na agilidade;
- Prática de esportes;
- Trabalhos de precisão;
- Entre outros.
Vigor
O vigor representa a passividade física de um personagem. Ou seja, sua capacidade de resistir a danos, resistir a doenças, condições climáticas e até mesmo dormir menos.
Você usará vigor para:
- Resistir a danos;
- Resistir a doenças e outras condições;
- Entre outros.
Habilidades Mentais
Conhecimento
O poder mental é medido pelo conhecimento. Uma vez que se aprendeu algo, este conhecimento está disponível para sempre, apesar de as vezes ser necessário concentrar-se para lembrar informações pouco acessadas.
Você usará conhecimento para:
- Testar conhecimentos sobre qualquer assunto (ex. geografia, história, criaturas, etc);
- Conhecimentos gerais;
- Lembrar informações (curto ou longo prazo);
- Entre outros.
Raciocínio
O raciocínio do personagem representa seu refinamento mental. Sendo assim é a capacidade mental de compreender algo.
Você usará Raciocínio para:
- Entender situações;
- Decifrar enigmas;
- Bolar estratégias;
- Entre outros.
Sagacidade
É a passividade mental e capacidade de responder rapidamente à situações. Portanto, um personagem sagaz está mentalmente vigilante, dificilmente será pego de surpresa.
Você usará sagacidade para:
- Força de vontade;
- Perceber perigos;
- Antecipar emboscadas;
- Entre outros.
Habilidades Sociais
Aparência
A aparência inclui mais do que apenas um personagem ser bonito ou feio, conforme os padrões de seu próprio povo. Esta habilidade que é o poder social também diz respeito a sua impressão inicial.
Quando um personagem entra em cena, ele chama atenção? Isso pode acontecer de maneira positiva ou negativa conforme o modificador. Um personagem com modificador 0 é tão comum que pode passar despercebido pela multidão, já um personagem com modificador +5 certamente fará com que as pessoas parem o que estão fazendo para admirá-lo quando passa pela feira lotada. A mesma coisa acontece com um personagem -5, porém, ao invés de admirá-lo, as pessoas irão sentir repulsa e talvez sairão correndo de medo.
Você usará Aparência para:
- Definir como as pessoas te percebem inicialmente;
- Chamar atenção ou assustar;
- Criar amizades;
- Entre outros.
Influência
Através da influência um personagem pode convencer outras pessoas de suas próprias idéias. Assim, este refinamento social pode ser muito útil nas interações sociais.
Você usará influência para:
- Convencer outros personagens;
- Fazer um discurso motivador;
- Convencer;
- Mentir;
- Entre outros.
Empatia
E empatia reflete à passividade social, em outras palavras é a capacidade de perceber o que os outros personagens estão sentindo ou comunicando não-verbalmente.
Você usará empatia para:
- Perceber quando está sendo enganado;
- Perceber se outro personagem é amigável;
- Decifrar gestos;
- Entre outros.
Escolhendo habilidades
A escolha das habilidades para situações específicas podem variar conforme o cenário e o próprio grupo, porém o mestre sempre terá a palavra final. Combine com o seu mestre os detalhes de seu personagem durante a criação da ficha para evitar surpresas durante a aventura.
Note também que algumas ações podem ser realizadas por habilidades diferentes. Escalar uma montanha por exemplo é uma ação prioritariamente de agilidade, pois depende de precisão e refinamento físico. Entretanto, esta mesma ação é possível com força, apesar de ser um pouco mais difícil.
Também é possível contornar as situações as vezes. Por exemplo, um personagem poderia usar raciocínio para encontrar um local mais propício para facilitar a escalada ou ainda influência para convencer alguém a sair da cidade e ajudá-lo a subir na montanha.
Prestar auxílio
Existem duas maneiras de prestar auxílio. Uma delas é quando uma pessoa mais apta ajuda outra menos apta. Por exemplo, uma pessoa ágil ajuda outra menos ágil a escalar um paredão de pedras. Neste caso será realizado um teste usando a média das habilidades dos dois personagens arredondando para cima quando necessário.
Por exemplo, se o personagem que está prestando auxílio possui +3 e o personagem que está sendo ajudado +0, o teste será com o modificador +2 (entre outros modificadores que podem ser aplicados).
A outra maneira de prestar auxílio é quando um personagem auxilia outro com habilidade igual ou superior a sua. Neste o teste receberá um modificador +1 além da habilidade do personagem mais hábil.
Por exemplo, se um personagem, que possui +3 em influência, está tentando convencer um comerciante a dar-lhe desconto em sua nova arma e outro personagem interfere para ajudar. Independente de ser algo combinado ou não, o personagem principal somará +1 no seu modificador.
Note porém que neste segundo caso, a diferença da habilidade dos dois jogadores não pode ser maior que 2 pontos, caso contrário o personagem irá atrapalhar ao invés de ajudar. Então se no caso anterior, o personagem que tentou ajudar tivesse 0 de influência, o teste receberia -1 ao invés de +1.
Tipos de Personagens
Note que existem dois tipos de personagens:
Personagens de Jogador (PdJ): Os PJs são personagens que os jogadores irão usar durante o jogo. Costumeiramente cada jogador possui apenas um personagem.
Personagens do Mestre (PdM): Os PMs são todos os outros personagens do jogo. Estes serão criados e interpretados pelo mestre, por isso este nome.