Neste guia você poderá entender cada característica de uma arma. Lembre-se de acessar as regras de combate para ter mais informações sobre como realizar ataques com ou sem armas.
Atributos das Armas
Todas as armas possuem atributos que você verá em detalhes a seguir. Caso seu personagem vá batalhar sem uma arma, utilize os estilos de combate do sistema Paba.
Atributo
Trata-se da habilidade base da arma. Adicione o modificador de atributo quando for atacar. Caso uma arma defina duas opções de atributos, ela poderá ser utilizada com qualquer uma deles, a menos que indicado diferente na descrição.
Especialização
Trata-se da especialização aplicável para usar a arma. Note que dependendo do nível de classe da arma o personagem obrigatoriamente precisa desta especialização. Confira “classe” abaixo.
Caso uma arma defina duas opções de especializações, ela pode ser utilizada com qualquer uma delas, a menos que indicado diferente na descrição.
Modificador de acerto
O resultado do dado de acerto será somado ao atributo + a especialização + este modificador de acerto.
Modificador Épico
Quando o personagem tiver um acerto épico ele poderá aplicar este modificador. Geralmente este modificador é um multiplicador. Entretanto, em alguns casos pode ser um dano fixo extra ou um dado extra de dano.
Dano Extra
Após acertar um ataque, você somará este valor às sobras para saber o dano gerado. Se um teste de ataque acerta exatamente o valor de acerto, a princípio não houve sobra para o dano. Entretanto, caso a arma possua um dano extra, ele aplicará este modificador ao dano.
Alcance
O alcance é a distância que um golpe desta arma pode chegar. As armas com alcance de 1m, representam aquelas que somente atingem inimigos logo à sua frente (1 metro de centro a centro de personagens). No tabuleiro são aqueles inimigos que estão nos quadrados que encostam no seu.
Algumas armas longas, como as armas de haste, são capazes de alcançar inimigos um pouco mais distante, bem como os inimigos próximos também. Outras, são tão compridas que apesar de alcançar inimigos distantes não são eficazes para inimigos próximos, atente-se à descrição da arma.
Finalmente existem as armas de arremesso ou de ataque a distância. Neste caso elas geralmente apresentarão dois valores [normal]/[máximo]. Exemplo: 100/200 (neste exemplo 100 é o valor normal e 200 o valor máximo).
O valor normal é o alcance que você pode chegar normalmente com sua arma. Já para um ataque além do alcance normal, mas ainda dentro do alcance máximo, o personagem terá um modificador -5. O atirador poderá gastar turnos de concentração (queimando pontos de concentração), para diminuir este modificador.
Para cada turno (e automaticamente cada 1 ponto de concentração), o personagem reduzirá 1 ponto desta penalidade, até o máximo de 5 turnos quando a penalidade é zerada.
Classe
A classe de uma arma reflete não apenas o seu poder como também a sua dificuldade em ser utilizada.
As armas de classe 2 podem ser utilizadas por quaiquer jogadores, mesmo que não tenham nenhuma especialização. Ainda para estas armas, o jogador poderá utilizar especialização em briga para armas baseadas em força ou esportes para armas baseadas em agilidade.
Finalmente, armas de classe 3 ou superior necessitam de um nível de especialização compatível de acordo com a especificação da arma..
Para calcular o nível de especialização é só subtrair 2 da classe da arma. Por exemplo, uma arma classe 5 precisa de 3 pontos de especialização para ser utilizada. A tabela abaixo facilita este calculo:
Classe da Arma | Especialização Mínima |
---|---|
1 | – |
2 | – |
3 | 1 |
4 | 2 |
5 | 3 |