Muitas coisas fazem um personagem evoluir e se tornar melhor no que faz. Isso pode significar um guerreiro se tornar mais forte, ou até mesmo um burocrata se tornar mais influente.
Em uma aventura no sistema Paba, seu personagem poderá evoluir principalmente baseado em seu conceito. Neste caso, ao final de cada sessão o mestre irá avaliar dois requisitos: se o jogador interpretou o personagem de acordo com o conceito e também se o personagem realizou feitos também relacionados ao conceito.
Passando de Nível
Quando o jogador tiver juntado 7 pontos de experiência em ambos interpretação e feitos, ele poderá evoluir 1 nível de seu personagem de acordo com a regra da mesa.
A regra para evoluir o personagem será de acordo com a mesa, as duas opções mais comuns são:
Por sessão – no início ou término de uma sessão de jogo, o mestre dará a opção de evolução para os jogadores que tiverem experiência para isso.
Por ato heroico – um ato heróico relacionado ao conceito do personagem pode ser um momento épico para fazer a evolução do personagem. “Atrian, já tinha 7 pontos de experiência em cada aspecto, porém, foi apenas quando ele enfrentou o lobisomem que ameaçava a aldeia que ele pode passar de nível”.
Misto – No formato misto, os jogadores somente poderão evoluir seus personagens entre as sessões e caso tenham feito um ato heroico após preencherem a experiência necessária.
Cada classe de personagem oferece diferentes opções de evolução de nível, além das opções genéricas oferecidas abaixo (válidas para todas as classes).
Aprimoramento de capacidades
+1 estamina, +1 concentração, +1 paciência
Aprimoramento em especializações
+7 em especializações de quaisquer habilidades
Aprimoramento de habilidade
+ 2 pontos em habilidades de um mesmo grupo
Sinergia
Confira a página de sinergia para esta regra adicional.
Para avançar um nível é necessário preencher todas os 14 pequenos círculos ao lado do nível de personagem. Portanto, o mestre quem dirá quando o personagem ganha um ponto de experiência e em qual linha.
Distribuição e Velocidade de Jogo
Para saber quando e quantos pontos dar para um personagem, lembre-se de ter em mente qual a velocidade esperada para a evolução dos personagens.
O mais comum é que um personagem consiga passar de nível a cada 3 ou 4 sessões, quando a frequência é semanal. Porém, quando a frequência for menor, você provavelmente vai querer que os jogadores passem de nível com menos tempo de jogo, o oposto também é verdade.
Para o ritmo comum citado a cima, distribua 1 ou 2 pontos de interpretação e 1 ou 2 pontos de feito simplesmente pelo personagem aparecer na sessão. Também você poderá distribuir mais pontos durante o jogo quando o personagem fizer valido de mérito.
Exemplos de pontos durante a sessão para interpretação:
Obs.: note que todos os itens abaixo supõe que as ações estão alinhadas com o conceito do personagem. Elas não significam nada para outros personagens.
- O personagem falou a verdade, mesmo sendo prejudicado +1;
- O personagem mentiu, mesmo sabendo que poderia ser morto pelos mercenários +1;
- O personagem colocou sua vida em grande risco pelo grupo +1.
Exemplos de pontos durante a sessão para feito:
- O personagem matou um inimigo com o grupo +1;
- O personagem matou sozinho um forte inimigo +2;
- O personagem terminou uma pequena missão +2;
- O personagem terminou uma grande missão +5 (o mestre pode passar o nível do personagem assumindo este ato como heróico).