Acalmar os Ânimos
Um personagem pode usar esta especialização para conduzir outro personagem ou criatura a sair de um estado emocional intenso, como a raiva ou a euforia, para um estado mais neutro.
Faça um teste resistido contra força de vontade.
Negociação
Conseguir comprar mais barato ou vender mais caro é uma arte. Sempre que um personagem quiser ativamente convencer outro personagem a aceitar um preço diferenciado (em favor próprio), ele utilizará esta especialização.
Quando um personagem pedir desconto, ele poderá ganhar 10% num sucesso normal, num teste resistido de negociação. Mais 1% a cada ponto de sobra.
Entretanto, para vender mais caro que o desejado será um pouco mais complicado. Primeiro você diz o valor que você quer vender o produto ou serviço, depois você estipula a dificuldade, sendo 6 para até 10% mais caro e acrescentando +1 na dificuldade para cada 1% mais caro que desejar. Só então você rodará o teste resistido de negociação.
Alguns fatores podem dificultar o teste, por exemplo, um personagem saber que você vendeu mais barato para outra pessoa pode acrescentar +1 na dificuldade. Já, saber que na mesma cidade tem um outro vendedor que vende mais barato, pode acrescentar +3.
Dissimulação
Considera-se como mentir, toda vez que um personagem quiser falar algo que acredite que não seja verdade.
Também inclui o fingimento que é quando o personagem utiliza de um “teatro” para tentar converser sua história mentirosa. Note que não é um teatro no sentido de “atuação” como a especialização de aparência. Nesse caso está mais voltado para quando um personagem chora para fingir que está triste, coloca a mão no estômago para fingir dor de barriga, etc.
Faça um teste resistido de mentir contra sentir perceber mentira.
Esconder Emoções
Quando um personagem deseja esconder suas emoções ou sentimentos, ele usará esta especialização que poderá ser percebida por um teste resistido da especialização sentir intenção.
Liderança
Liderança é a habilidade de convencer outros personagens a te acompanharem ou até mesmo fazerem algo que você acredita ser importante de ser feito.
O mestre deve cuidar para que esta especialização não seja usada de maneira abusiva. Por exemplo, entre personagens de jogadores, este tipo de convencimento é preferível ser feito na conversa sem testes de especialização.
Outro exemplo é quando se pretende influenciar um outro personagem a fazer algo deliberadamente perigoso. Quanto maior o perigo e o risco de vida, maior deve ser a dificuldade. O mestre poderá considerar um risco iminente como impossível para ser liderado.
O teste é resistido contra a especialização força de vontade.
Política ♟
É a habilidade de negociar e compreender as leis e pessoas da realeza. Alguém com bom conhecimento em política provavelmente conhece algumas pessoas da corte, talvez alguns prefeitos, bem como algumas leis e termos políticos.
Tudo isso ajuda o personagem a conseguir coisas como acusar uma pessoa (talvez injustamente) para ser presa ou ao contrário, convencer o prefeito de uma pequena cidade que seu companheiro não roubou a galinha do celeiro do Joaquim.