Conhecimento

Os conhecimentos são uma classe especial de especializações, estão entre as que precisam e as que não precisam de especialização para serem usadas.

Isso por que até o “senso comum”, o conhecimento pode ser usado sem a necessidade de graduação. Entretanto, testes mais avançados requerem uma graduação mínima de 1 ponto.

Por exemplo: em uma aventura que acontece no reino de Tunorel, qualquer personagem pode fazer um teste de conhecimento geográfico sobre os terrenos do reino. Entretanto, se os aventureiros forem para Bravos, apenas os que já se especializaram neste conhecimento poderão saber algo sobre as redondezas.

Veja os exemplos a seguir.

Conhecimento de Artefatos

Conhecimento em artefatos não permite o personagem criar os mesmos, entretanto, permite o personagem conhecer sobre a existência de um artefato ou até mesmo fazer o reconhecimento de um.

São considerados artefatos todos os itens encantados, mágicos ou com outras propriedades sobrenaturais.

Esta é um conhecimento natural, sendo assim, um item que tenha a aparência de um artefato ou que deixou de ter suas propriedades, podem enganar alguém com esta especialização. Desta forma, não estão inclusas as percepções sobrenaturais do item.

Conhecimento de Criaturas

Este tipo de conhecimento permite ao personagem saber detalhes sobre determinadas criaturas, seja quando ouvir alguém falar sobre a criatura ou mesmo quando encontrá-la. Cada criatura possui uma classificação de raridade, esta classificação irá definir a dificuldade do teste de conhecimento. Verifique a tabela abaixo.

Quando o personagem passar no teste sem sobras, ele saberá pelo menos o nome, a aparência, as resistências e as fraquezas da criatura. Caso o acerto tenha mais sobra, o mestre poderá decidir revelar outras informações como tipos de ataques, história, etc.

O uso de um livro poderá facilitar o teste conforme o tipo de criatura.

RaridadeDificuldade
Comum6
Incomum8
Lendária16
Mito20
Muito comum4
Muito rara12
Rara10
Raríssima14

Conhecimento de Divindades

Conhecimento de Plantas

Está planta pode ser comida? Pode ser usada como remédio?

Este tipo de perguntas pode ser respondida por alguém que tenha este tipo de conhecimento. Este conhecimento pode ser usado para ajudar um personagem em coma a manter-se instável e não morrer.

Conhecimento Sobrenatural

Conhecimento de Medicina

O conhecimento em medicina permite ao personagem operar procedimentos que ajudem outros personagem ou a si mesmo. Este conhecimento exige um kit médico e as vezes um espaço mais amplo como um ambulatório ou hospital. O kit médico também inclui um pequeno livro de referências necessário para alguns procedimentos.

Confira alguns exemplos:

Estancar ferimentos – o médico poderá fazer ataduras para estabilizar um personagem em coma.

Prescrever remédio – o médico poderá indicar o remédio certo para uma doença, tomando este remédio (que geralmente será comprado nas cidades por um custo adicional) o personagem poderá recuperar pontos agravados de doença como se fossem pontos de dano comum.

Conhecimento de História e Lendas

Conhecimento Geográfico

Esta especialização confere ao personagem tanto o conhecimento dos lugares de Vera Cruz, quanto conhecer as características básicas de terreno, biomas, cultura e história.

Esta especialização não substitui às demais citadas acima, ela apenas da uma noção muito básica.

“Você terá que ir para Vondona”

“Então precisaremos levar equipamento para montanhismo, para selva e também um guerreiro para enfrentar os dragões”.

Ervas (poções e venenos) ♟

Este conhecimento, geralmente usado por sopradores, é útil tanto para curar quanto para matar. Conhecer as ervas e saber misturá-las é a chave para fazer um veneno ou um chá restaurador de vitalidade. Confira a sessão de poções para saber mais.

Este conhecimento também pode ser usado para identificar poções e venenos. Um personagem poderá fazer um teste de conhecimento + ervas contra 6 + classe da poção, independente do classe.

Ler e escrever ♟

Por padrão, todo personagem é considerado proficiente em sua língua nativa ou no idioma comum. Entretanto, não sabem ler e escrever. É necessário investir um ponto nesta especialização para cada língua nativa ou comum a fim de poder ler e escrever.

Linguas

Cada ponto investido nesta especialização o personagem saberá uma lingua adicional. Seguem abaixo as línguas de Vera Cruz:

Anciã

O personagem pode escolher diversas língua diferentes, sendo cada uma graduada separadamente. O nível de fluência é conforme a tabela a seguir.

Graduação de especializaçãoNível de fluência
1Fala e entende
2Consegue ler e escrever
3É proficiente

Real

É a lingua mais comum em Vera Cruz. Acredita-se que os humanos e caris trouxeram esta lingua quando chegaram no continente, entretanto, ela se espalhou facilmente sendo a principal lingua nas cidades civilizadas.

Carapiá

Lingua do povo carapiá. É uma lingua rudimentar que não possui um sistema de escrita próprio. Entretanto, é possível utilizar as letras da lingua real para escrever em carapiá.

Bagual

Lingua falada pelos Dunduks. Trata-se de uma lingua rudimentar e com sons graves. Não é possível se falar tudo que seria possível nas outras línguas pois seu vocabulário é limitado.

Ofício♟

Ofício é um conhecimento profissional que o personagem adquiriu com prática. Uma ação de ofício pode exigir teste sinérgico com outra especialização ou habilidade.

Alguns exemplos:

  • Ferreiro;
  • Armeiro;
  • Moleiro;
  • Padeiro;
  • Taxidermista;
  • Contador.