A economia de Vera Cruz é bastante diversificada, enquanto as raças mais primitivas preferem os minerais ou o escambo, os impérios possuem uma moeda comum chamada de imperial (no plural impéris).

A moeda “imperial” foi uma maneira do novo mundo se organizar, havendo um acordo entre os reinos, todos utilizam esta moeda. Cada moeda é feita em um determinado material que garante o valor da mesma.

Cada reino pode fazer sua própria moeda com a figura que desejar, entretanto, tirando algumas exceções de reis ao longo da história, a maioria das moedas são feitas com a imagem de um bem-ti-vi representando Iwê.

Nas Terras do Oeste, os imperadores possuem suas próprias moedas. A moeda do império Kichinka chama-se Jin e a moeda do império Kangoi chama-se Bongo.

Já no novo mundo não existe economia estatal, desta forma, o meio mais comum de troca de mercadorias é através do escambo. É válido lembrar que a maioria das tribos são propriedade dos seus respectivos líderes ou caciques.


Na tabela a baixo as unidades mais comuns estão comparadas com o preço dos impéris.

NomeDescriçãoValor em impéris
Décimo ($d)Pequena esfera de chumbo0.1 $I
Imperial ($I)Moeda em latão1 $I
DenárisMoeda em bronze10 $I
CénisMoeda em prata100 $I
Lendáris ($L)Moeda em ouro 1.000 $I
Jin ($J)Moeda de Kichinka0.5 $I
Bongo ($B)Moeda de Kangoi0.25 $I
Ouro (1 gr)Pequeno pedaço de ouro50 $I
Pepita de ouroPedra de 100 gramas5.000 $I

Apesar de não existirem convenções. A tabela abaixo mostra quanto, em média, cada classe recebe por mês, especialmente nos reinos do Velho Mundo. Muitas vezes, custos como alimentação e pouso são descontados do valor a ser pago.

Um camponês, após ter seu pouso e alimentação descontado, recebe cerca de 10-20 $I.

ClasseSalário
Escravo5-20 $I
Camponês30-80 $I
Operário na cidade50-150 $I
Pescador250 – 500 $I
Comerciante300 – 600 $I
Propriedade rural familiar300 – 1000 $I
Militar400 – 1200 $I