Durante a aventura, os aventureiros passarão por diversos tipos de perigos como ataques, armadilhas ou até mesmo acidentes. A defesa é uma habilidade de escapar ou diminuir o dano destes eventos.
Todos os PdJ e PdM poderão usar defesa, mesmo sem especialização.
A defesa poderá levar em consideração as regras gerais aqui descritas ou, em caso de regras específicas, poderá seguir padrões diferenciados.
Defesa de ataques
Em uma batalha, você poderá se defender usando a especialização em defesa mais a habilidade relevante. Armadilhas ou outros eventos que sejam considerados como ataques também poderão ser defendidos com esta especialização.
A habilidade relevante geralmente será Agilidade. Em casos específicos a regra poderá apontar outro tipo de habilidade para defesa.
Regras gerais
Direção
Enquanto estiver voltado para uma certa direção, as costas do personagem fica vulnerável. Desta forma, ele receberá uma penalidade de 1 ponto para os ataques que vierem desta direção.
Ataques multiplos
Quando um personagem receber vários ataques no mesmo turno, ele terá uma desvantagem a partir do segundo ataque conforme descrito em Ataque em Grupo.
Ação defensiva
O personagem não gasta ação para se defender. Entretanto, se assim desejar, ele poderá abrir mão de sua ação e focar na defesa durante o turno para receber um bônus de 1 ponto neste atributo.