Quem se atreve a visitar a floresta de Acaman, especialmente quando desviar da estrada, poderá encontrar os Curupiras que vivem nesta floresta.

Originamente, sua terra é Minguidim e a maior população de curupiras ainda vivem por lá. Entretanto, muitos são exilados ou mesmo decidem sair de sua terra natal para viver em outros locais. Como não conseguem facilmente ficar em uma embarcação (por causa da agua), preferem permanecer no Velho Mundo.

Estes elementais do fogo se consideram protetores das florestas, por isto, não é aconselhável que se faça mal para os animais ou plantas em florestas onde estas criaturas possam estar.

Curupira
Vitalidade12Força0
Defesa+1Agilidade+1
Vigor+1Vigor+1
Ataque1d10+3🗡 (alcance)Raciocínio0
Estamina3Conhecimento+1
Concentração2Sagacidade0
Paciência2Aparência0
Fogo4Influência0
Empatia0
Vitalidade12
Defesa+1
Lança (3m)1d10(5)+2🗡
Soco1d10(5)🔨
Mordida (quando agarrado)+2🗡
Bola de fogo à distância1d10(4)🗡

Ataques

Lança O curupira ataca principalmente utilizando uma lança com ponta de pedra, seu ataque será 1d10(5)+2🗡. A lança possui alcance, podendo atacar com 1 quadrado de distância.

Soco Quando desarmado, o curupira utilizará suas mãos, podendo dar um soco de 1d10(5)🔨.

Mordida Caso consiga agarrar seu inimigo, geralmente surpreendendo-o, o curupira poderá morder. Neste caso não é necessário rolar o acerto. O dano será fixo +2.

Bola de fogo O curupira lança uma magia de Pajé, Bola de Fogo, como habilidade natural, porém com o gasto normal da capacidade fogo. Ele conjurará a magia em um turno e no seguinte poderá fazer um teste de ataque à distância baseado em Agilidade +3, sendo 1d10(6)+4, em caso de acerto, o dano será 1d8🔥 base +1d4🔥 por ponto de sobra no teste de acerto.

Manobras

Agarrar O curupira chega sorrateiramente e agarra seus inimigos pelas costas. Teste: 1d10(5)+1.