Para criar um artefato, além do item base, o conjurador precisa ter um nível na especialização criar artefatos igual ou superior à classe do artefato desejado.
Começando na classe do item em si, o personagem somará +1 ponto de classe para cada efeito desejado, independente do poder do efeito. Somará então +1 para cada ponto de carga que deseja acrescentar.
Efeitos que não possuem custo precisam ter uma capacidade igual ou superior ao nível do efeito sobrenatural para serem usados por personagens sem a capacidade referida.
Depois da criação do artefato, o personagem poderá ainda aprimorar o mesmo, sempre somando a classe atual, mais as novas características que deseja incluir.
Além disso, o personagem ainda poderá incluir características especiais, somando 1 ponto de classe por artefato.
A criação do artefato irá exigir 1 dia de ritual para cada ponto de classe. Durante esse período, o personagem precisa estar livre de interrupções e poderá apenas dormir e comer às pressas. Ainda, o artefato será criado com uma capacidade total de carga de acordo com a escolha do personagem, porém, ele estará com carga atual zerada.
O personagem precisará transferir sua própria carga da capacidade para o artefato.
Exemplo
Um Soprador decide encantar o tacape de seu amigo guerreiro com o efeito enfraquecer. Como este efeito não exige gasto, a quantidade mínima para executar a ação é igual ao nível do encantamento (1).
Finalmente, como seu amigo guerreiro não é um Soprador, ele precisará colocar uma característica adicional de gatilho. Assim a classe do item será:
Classe do tacape: 3;
Efeito: +1;
Capacidade de encantamento: +1;
Adicional de gatilho: +1.
Total da classe do item: 6
De agora em diante, este item somente poderá ser usado por um personagem com no mínimo 6 pontos de especialização em clavas.
Como o encantamento não consome a carga, o item não perde a classe.