Apesar do nome, as condições de combate podem influenciar em diversos tipos de situações diferentes. Confira cada condição e suas inplicações.
Agachado
Um personagem agachado poderá estar de cócoras, sob os quatro apoios ou condição similar. Ele terá seu deslocamento reduzido à metade e não poderá realizar ações que exijam movimento corporal como ataques de corpo-a-corpo. Ele ainda poderá realizar ataques à distância.
O personagem irá perder também seus modificadores de agilidade e especialização em defesa para defender-se de ataques.
Agarrado
Um personagem está agarrado quando outro personagem ou criatura está utilizando de seu próprio corpo para segurá-lo. O personagem nesta condição não poderá realizar ataques ou outras ações. Ele poderá apenas falar, ouvir e realiza ações que não requerem movimento.
O personagem irá perder também seus modificadores de agilidade e especialização em defesa para defender-se de ataques.
Confira manobras de combates para saber mais sobre esta condição e como sair dela.
Bêbado
A condição bêbado é gradual e dependendo do tipo de bebida uma dose acrescentará uma quantidade de pontos para a condição. Cada vez que um personagem terminar uma dose de bebida (exemplo um copo de chop), ele receberá a pontuação daquela dose menos seu vigor em pontos da condição bêbado. Confira a tabela abaixo para saber os efeitos:
Graduação | Efeito |
---|---|
5 pontos | O personagem perde 1 ponto em todos os atributos físicos |
10 pontos | O personagem perde 1 ponto em todos os atributos |
20 pontos | O deslocamento do personagem reduz pela metade e ele possui dificuldade em se comunicar |
40 pontos | O personagem possui |
50 pontos | O personagem entra em coma pelo tempo de um descanso longo |
Cego
Um personagem cego não poderá ver e por isso não poderá atacar, realizar ações complexas ou moderadas. Ações simples como comer ou tomar agua podem ser executadas porém tomam mais tempo que o normal. Seu deslocamento cairá para 0.
O personagem irá perder também seus modificadores de agilidade e especialização em defesa para defender-se de ataques.
Cansado
Um personagem estará cansado sempre que estiver sem a capacidade estamina. Na condição cansado, o personagem terá todos os seus atributos físicos reduzidos à -1.
Deitado
O personagem pode ter caído ou deitado por vontade própria, de qualquer maneira, ele terá seu deslocamento reduzido à 1 e não poderá executar nenhuma ação que exija movimento corporal como ataques, nem mesmo à distância. Até mesmo ações como comer e beber podem ser difíceis de serem executadas nesta posição.
O personagem irá perder também seus modificadores de agilidade e especialização em defesa para defender-se de ataques.
Distraído
Um personagem estará distraído sempre que estiver sem a capacidade concentração. Na condição distraído, o personagem terá todos os seus atributos mentais reduzidos à -1.
Imobilizado
Impaciente
Um personagem estará impaciente sempre que estiver sem a capacidade paciência. Na condição impaciente, o personagem terá todos os seus atributos sociais reduzidos à -1.
Mudo
O personagem não poderá falar. Tentar se comunicar através de gestos dependerá de um teste sinérgico somando influência do personagem mudo + empatia do interlocutor. A dificuldade varia conforme a tabela abaixo:
Tipo de comunicação | Dificuldade do teste |
---|---|
Comando ou pedido simples | 6 |
Comando ou pedidos normais | 8 |
Frases completas | 12 |
Comunicar-se normalmente | Impossível |
O personagem poderá comunicar-se através da escrita caso tenha especialização suficiente para isto.
Além disso, poderes sobrenaturais que dependam da fala não poderão ser executados.
Ressaca
Um personagem que tenha dormido com mais de 30 pontos na condição bêbado, acordará após um descanso longo sem a condição bêbado porém com a condição ressaca.
Com esta condição, o personagem terá -1 em todos os atributos. Após 6 horas, se bem hidratado, a condição acabará. Caso não seja bem hidratado, ele levará 12 horas para se recuperar.
Surdo
Um personagem surdo não é capaz de ouvir sons. Ele não poderá entender o que outros personagens estarão comunicando à ele, a menos que o personagem locutor saiba da condição de surdez do interlocutor. Neste caso eles poderão fazer um teste sinérgico de influência do locutor + empatia do personagem surdo. Compare o resultado conforme a tabela na condição “mudo”.
O personagem surdo terá redução de 2 pontos em testes que são beneficiados pelos sons, como percepção e sentir presença. Além disto não poderá executar ações que dependem da audição.