Carga automática

Um artefato com carga automática irá se carregar automaticamente com capacidades sobrenaturais quando ficar sem ser usado por um período de 1 hora por ponto de carga.

Isto é muito útil para personagens que não possuem alguém no grupo com a capacidade para fazer esta carga.

Seu custo adicional é de 1 ponto de classe para cada 5 pontos de capacidade de carga do artefato.

Carga infinita

A carga infinita na realidade é uma carga instantânea, ou seja, ao ser usada, no final do turno do usuário, a carga será completamente restituída, permitindo assim usar o efeito novamente no próximo turno.

A carga infinita somente será restituída se for usada com um efeito do próprio artefato, sem influência de efeito ou carga externa do usuário.

Por exemplo, um arco poderá disparar uma flecha flamejante todos os turnos, mas caso o Pajé use a carga de fogo do artefato, ele terá que restituir a carga.

Gatilho

O criador do artefato poderá escolher um gatilho para o disparo do artefato, o gatilho pode ser executado no próprio artefato ou por um usuário próximo. Pode ser algo simples ou uma combinação de fatores.

Exemplos simples:

  • Aproximar-se
  • Tocar;
  • Quebrar;
  • Acionar;

Exemplos elaborados:

  • Falar uma palavra ou frase ao alcance sonoro do artefato;
  • Falar uma palavra ou frase enquanto segura o artefato;
  • Apenas ter a intenção de usá-lo;
  • Sentir uma emoção específica enquanto está próximo;
  • Causar um dano com uma arma;

Modificador de habilidade

Um modificador de habilidade não depende de efeitos ou cargas. A classe será +3 por ponto modificador, sendo que a base para uso será a capacidade da habilidade.

Por exemplo, uma armadura com +1 de força terá um modificador de classe +3 e sua dificuldade será baseada em Estamina.