As capacidades são espécie de poderes naturais que permitem o personagem a abusar de suas habilidades. O principal exemplo são as ações prolongadas.

Além destas capacidades naturais, há um espaço na ficha para eventuais capacidades adquiridas por classes de personagem específicas. Geralmente, estas capacidades de classes são sobrenaturais. De qualquer maneira, as regras estarão detalhadas em cada distinção.

As capacidades naturais, que todos os personagens têm, são a estamina (física), concentração (mental) e empatia (social).

Estamina

É o poder de condições físicas (Força, Agilidade e Vigor). Geralmente você irá usar a estamina para ações prolongadas. Você poderá queimar 1 ponto de estamina para fazer um teste em qualquer uma das habilidades físicas somando +1 por teste.

Concentração

É o poder de condições mentais (Conhecimento, Raciocínio e Sagacidade). Geralmente você irá usar a concentração para ações prolongadas. Você poderá queimar 1 ponto de estamina para fazer um teste em qualquer uma das mentais físicas somando +1 por teste.

Paciência

É o poder de condições sociais (Aparência, Influência e Empatia). Geralmente você irá usar a concentração para ações prolongadas. Você poderá queimar 1 ponto de paciência para fazer um teste em qualquer uma das habilidades físicas somando +1 por teste.

Outras capacidades

Para cada capacidade adicional siga as regras indicadas na distinção.

Recuperando pontos de capacidades

A cada dia, após o descanso, um personagem irá recuperar 1 ponto em cada capacidade natural. Quanto às capacidades sobre naturais, a menos que indicado diferente, ele irá recuperar a totalidade a cada descanso.