Um artefato é um item que contém um tipo de poder sobrenatural. Este poder é uma combinação de efeito e carga.

Efeito

O efeito pode ser uma magia xamãnica, um encantamento, maldição de um soprador, o efeito de um rito missionário, um feitiço de um pajé ou outro tipo de poder sobrenatural.

Carga

A carga é medida pela capacidade necessária para realizar o efeito. Por exemplo, um bastão pode estar encantado com o efeito Ataque Cauterizante de um pajé, assim, ele pode ter uma carga do elemento Fogo 🔥.

Combinações de Carga e Efeito

Um artefato pode conter apenas efeito. Neste caso o personagem que irá ativar este efeito precisa ter a capacidade necessária para tal efeito.

Um artefato pode também conter apenas carga, algo muito comum para auxiliar conjuradores. Neste caso, o personagem poderá conjurar um efeito que já possui usando a carga do artefato, ou até mesmo combinando a sua capacidade com a carga do mesmo.

Muitas vezes o artefato combina carga e efeito. Nestes casos, mesmo personagens que não tenham aquela capacidade, e independente de sua distinção, poderão acionar o artefato. Note que nestes casos será necessário acionar o artefato conforme previsto no ritual de criação do mesmo.

O artefato pode ainda combinar vários efeitos e várias cargas de capacidades diferentes, sempre aumentando a classe do mesmo. Neste caso, seriam necessários vários gatilhos de disparo. Por exemplo, uma espada causa dano de gelo quando corta com um dos gumes e elétrico com o outro.

Finalmente, um artefato pode ter carga infinita caso tenha sido feito por um ritual especial ou por um ser celestial/abisal.

Utilizando Artefatos

Quando um artefato possui um efeito e a carga necessária para sua execução, qualquer personagem poderá ativá-lo realizando o seu gatilho. Entretanto, a classe mundana do item será aumentada.

Por exemplo, uma arma terá sua classe aumentada conforme especificado neste capítulo. Desta forma, para usar a arma, será necessário ter uma especialização de acordo com a classe.

O mesmo pode acontecer para outros itens que exijam classe, como armaduras, ferramentas, etc.

Para acionar um artefato sem ativar o gatilho ou até mesmo um artefato que não possua gatilho, o personagem precisa ter nível de conjurador igual à classe do artefato.