Quando um personagem pretende fazer uma ação que pareça ser muito difícil para ser executada rapidamente, porém ele tem tempo para executá-la, ele poderá usar uma ação prolongada.
Isso geralmente acontecerá quando a dificuldade não pode ser alcançada com um único teste, mesmo levando em consideração os modificadores aplicáveis. Um exemplo é um personagem com +1 em abrir fechaduras e +1 em agilidade que deseja abrir um mecanismo muito bem elaborado e que a dificuldade é 15. Neste caso, caso tire 10 no dado, ele apenas conseguirá 12, não chegando aos 15 necessários.
“De fato este mecanismo parece difícil de abrir, acredito que vou precisar focar um pouco nisto”, diz o aventureiro após perceber que a dificuldade excede sua capacidade.
A ação prolongada considera que o personagem realiza pequenos acertos até que consegue terminar a ação de maneira satisfatória.
Sabendo a dificuldade para realizar o teste, entenda o passo-a-passo para uma ação prolongada a seguir.
1º passo: queime um ponto de capacidade
Ao iniciar o seu turno, o personagem queima um ponto de capacidade relacionado à habilidade que está sendo usada no teste. Ou seja, estamina para habilidades físicas, concentração para habilidades mentais e paciência para habilidades sociais.
Caso o personagem chegue neste passo sem pontos de capacidade disponíveis, ele irá incidir em falha catastrófica.
2º passo: role o dado
Role o dado e aplique os modificadores conforme a regra. Além disso, caso não seja o primeiro turno da ação prolongada, some o valor acumulado nas rodadas anteriores durante o 3º passo. Compare o produto da soma com a dificuldade real da ação.
Caso o resultado seja igual ou maior que a dificuldade, a ação prolongada terminou em sucesso.
Levando em consideração a dificuldade do teste, há uma alta probabilidade de ocorrerem falhas catastróficas. Caso isso ocorra, a ação prolongada acaba e são aplicados os efeitos de falhas catastróficas.
3º passo: some o sucesso
Agora, apenas com o valor do dado somado aos modificadores relevantes, mas sem a soma do valor acumulado, compare com a dificuldade padrão (6). Anote a sobra em um papel, este será o valor acumulado utilizado como modificador no 2º passo nos próximos turnos. O valor da sobra irá somar a cada turno. Caso seja negativo, ele irá subtrair da mesma forma.
Note que neste passo não é utilizada a dificuldade real do teste, mas a dificuldade padrão do sistema que é 6.
Exemplo
Um personagem está preso por correntes bem apertadas e a dificuldade para escapar é 15. Ele possui agilidade +2 e escapar +2. Sendo assim, mesmo com um 10 no dado, ele terá um máximo de 14, não sendo suficiente para escapar com uma ação comum.
Desta forma, o personagem decide utilizar uma ação prolongada, tendo ele apenas 3 pontos de estamina.
1º turno
Resultado acumulado: 0
Pontos de estamina: 3
O personagem queima 1 ponto de estamina e rola o dado tirando 5. Como este é o primeiro turno, não há soma acumulada da ação prolongada. O resultado final é 9 que não gera nem sucesso nem falha catastrófica.
Então o personagem subtrai 6 do seu resultado anotando 4 como resultado acumulado.
2º turno
Resultado acumulado: +4
Pontos de estamina: 2
O personagem queima 1 ponto de estamina e rola o dado tirando 1. Agora ele irá somar também o resultado acumulado tendo um resultado final de 9 novamente. Este resultado não gera nem sucesso nem falha catastrófica.
A soma foi a seguinte: 1 (dado) + 2 (agilidade) + 2 (escapar) +4 (resultado acumulado) = 9
Seguindo ao 3º passo, somando apenas o valor do dados com os modificadores de agilidade e escapar, ele obtém um valor 5, o que diminui o resultado acumulado para 3.
3º turno
Resultado acumulado: +3
Pontos de estamina: 1
Esta é a última chance para nosso personagem conseguir o feito uma vez que é o último ponto de estamina. Ele então rola o dado e tira 8. Realizando a soma do dado, modificadores e resultado acumulado ele obtém 15.
Finalmente este valor é exatamente igual à dificuldade real do teste e por isso nosso personagem consegue escapar das correntes e agora está livre!