As poções são o resultado da utilização de ervas especiais. Os efeitos diversos que as poções podem causar são naturais ou sobrenaturais, dependendo dos próprios elementos utilizados.
Uma poção ainda pode ser usada como base para se fazer um artefato. As poções usadas para artefato somam seu resultado base com o resultado do efeito. Além disso, uma poção não precisa do atributo gatilho para ativar o efeito do artefato, basta que seu usuário utilize o conteúdo total do frasco.
Para fazer uma poção, o personagem usará a a especialização de ervas e precisará ter um nível de especialização igual à classe da poção. Além disso, ele necessitará de classe * 10 Impéris de material que poderá ser comprado ou coletado (quando possível). Para a coleta, é necessário toda a ambientação da narrativa, de acordo com as instruções do mestre.
Quando não informado, o efeito da poção é instantâneo e a forma de consumo é ingestão.
As poções com efeitos indesejados somente terão efeito quando o personagem falhar em um teste de vigor contra a classe da poção. Caso a poção tenha sido usada como base para artefato, os efeitos mágicos seguirão conforme a regra de artefato.
Quando não especificado ao contrário, um personagem leverá 1 ação para tomar uma poção que terá o efeito na mesma ação.
Especiais
Características especiais podem mudar as propriedades de uma poção ao custo de modificador de classe.
Poção gasosa
Uma poção gasosa pode facilitar para obrigar um ou mais personagens à ingeri-la. Basta abrir o frasco na frente do personagem e ele irá respirar o conteúdo.
Aumente um ponto de classe para a poção gasosa.
Poção gasosa aprimorada
A poção gasosa aprimorada não apenas evapora como ocupa todo um espaço de um raio de 5 metros. Aumente em 3 pontos a classe da poção.
Lista e descrição de poções
Poção | Classe | Preço de mercado | Porção | Efeito |
---|---|---|---|---|
Remédio | 0 | 10 $I | 10ml | Veja a descrição |
Cura* | 1 | 15 $I | 50ml | Cura 2 pontos de vitalidade |
Absinto | 2 | 60 | 50ml | Causa embreagues |
Veneno** | 2-10 | 80 $I | 30ml | Causa 1 ponto de dano agravado |
Sono | 2 | 40 $I | 50ml | Faz o personagem precisar dormir |
Poções de habilidades | 3 | 65 $I | 50ml | +1 em uma habilidade por 1 hora |
Curar ferimentos* | 4 | $90 $I | 100ml | Cura 4 pontos de vitalidade |
Doença** | 4 | $120 $I | 50ml | Gera uma doença rara |
Poção do amor | 5 | |||
** Estas poções são proibidas e por isso possuem preço elevado
Cura
A poção mais comum e desejada de toda Vera Cruz. Trata-se de um chá verde feito à base de erva mate e menta. Apesar de ser muito apreciado quente, este chá pode ser armazenado em qualquer recepiente e consumido durante em momentos de necessidade.
Absinto
Trata-se de uma bebida alcoólica azulada. A dose base do absinto é 10ml. 50ml de absinto pode deixar quase qualquer personagem bêbado. O absinto segue todas as regras de bebidas alcólicas conforme descrito no capítulo vitalidade.
Doença
O veneno de doença gera 3 pontos de um dano 🦠 agravado. Esta é uma doença pouco conhecida. O personagem precisará consultar com um médico que faça um teste de Conhecimento em Medicina com dificuldade 10 (6 + classe do veneno).
Veneno
Os venenos geram dano de dentro para fora, o que faz seu efeito ser agravado. O dano varia conforme a classe do veneno. Determinados tipos de criaturas são imunes ao veneno, porém, venenos especiais para este tipo de criatura podem ser feitos com um adicional de classe +2.
Classe do veneno | Efeito de dano | Preço |
---|---|---|
2 | 1 ponto | 80 $I |
5 | 50% da vitalidade | 140 $I |
7 | Zera a vitalidade deixando em coma | 250 $I |
10 | Gera a falência de vários órgãos gerando morte instantânea | 1 $L |
Sono
O personagem entra no modo “sono”, confira o capítulo vitalidade.
Poções de Habilidade
Para cada habilidade existe uma poção. Todas possuem o efeito sobre a habilidade específica e duração de 1 hora.
Nome | Habilidade | Aparência |
---|---|---|
Chá protéico | Força | Chá avermelhado e muito amargo |
Óleo de guerra | Agilidade | Um óleo que é passado no corpo |
Chá forte | Vigor | Um chá à base de café |
Fumo | Raciocínio | Ervas enroladas em uma folha para fumo |
Ayahuasca | Conhecimento | Um chá avermelhado que parece vinho |
Sagacidade | ||
Brilho | Aparência | Um pó que fornece um brilho discreto e quase imperceptível |
Influência | ||
Empatia |