O processo de criação de um personagem é uma tarefa divertida em um mundo de infinitas possibilidades. Você começará por estereótipos chamados raças e distinções e passará a criar personalizações que a cada nível deixam seu personagem ainda mais único.

A Ficha de Personagem é um documento que contém todas as informações relevantes. Além da ficha, geralmente cada personagem utiliza um rascunho para anotações pessoais. Comece imprimindo uma ficha para cada jogador e depois siga os passos deste capítulo.

1- Pense na Idéia do Personagem

Primeiramente pense na idéia de como será seu personagem. Caso ainda não conheça o cenário Vera Cruz, dê uma navegada pelo site. As principais informações são as distinções e as raças. Uma dica especial para escolher a distinção é ver as sugestões de conceito e fixação para cada uma.

Quanto às raças, cada uma favorece distinções específicas. Querer fazer esta combinação cabe à cada jogador. Caso o objetivo seja ter mais poder, você poderá usar esta estratégia. Se o objetivo é ser excêntrico, então talvez você queira sair do padrão.

2- Escolha a Distinção e Raça

Baseado na idéia prévia que você teve para seu personagem, você provavelmente já saberá qual distinção de personagem irá criar, anote a raça e a distinção na sua ficha e aplique os modificadores relevantes conforme descrito nas regras.

Baseado na raça, aplique todos os dados indicados como os modificadores de habilidades Físicas, Mentais e Sociais, a vitalidade indicada na raça e se for o caso, especializações bônus.

Siga então para preencher os dados da distinção, que inclui especializações, capacidades e equipamentos.

3- Escolha o Conceito e a Fixação

A idéia de se escolher um conceito e uma fixação é trazes a interpretação para o jogo. Lembre-se que RPG é um jogo de criatividade e interpretação, então seja fiel ao conceito e à fixação para ganhar mais experiência no final da sessão.

Ao final de cada distinção você verá algumas sugestões comuns para aquele grupo de aventureiros. Entretanto, você não precisa ficar apenas nestas opções. Outra situação é que você pode pegar a sugestão de uma distinção e usar em outra. Ou ainda, faça seu personagem ser único criando seu próprio conceito e fixação. Apenas lembre de combinar com o mestre qual será o sistema.

Dica: Antes de escolher o seu conceito ou fixação, lembre-se que você estará jogando em um grupo e que um personagem que não participa do coletivo e que busca fazer as coisas sozinho ou do seu jeito, tende a ser um personagem chato e estragar o jogo para os outros jogadores. RPG é um jogo coletivo!

Conceitos

O conceito é uma idéia mais ampla que está relacionada à personalidade e maneira de agir. Ela se expressa em todas as cenas do jogo.

  • Bom samaritano – Sempre buscando ajudar aqueles que precisam;
  • Ganancioso – Dinheiro é tudo que este personagem quer. Sempre tentando ter mais;
  • Explorador – O personagem sempre está buscando algo novo: novas terras, novos conhecimentos, novas experiências;
  • Herói – O personagem sempre busca ajudar o coletivo, buscando grandes feitos;
  • Ladrão – Sempre que possível estará buscando tirar vantagem das situações para roubar algo;
  • Líder – Busca conduzir o grupo, unir e fazer com que todos participem;
  • Sábio – A busca pelo conhecimento é o foco deste personagem, sempre buscando aprender coisas novas, diferente do explorador, o conhecimento é melhor do que a experiência;
  • Valentão – Sempre buscando uma briga e ser reconhecido como o mais forte.

Fixações

A fixação já é uma idéia de sucesso, algo que o personagem busca acima de tudo. Ela pode se expressar em escalas menores e progredir. Por exemplo, um personagem com heroísmo pode desejar ser o herói da vila, mas com o tempo passa a desejar ser o herói do reino, do império e até do mundo.

  • Explorar – Talvez este personagem queira conhecer o mundo, ou talvez apenas o continente, de qualquer maneira, ele quer colecionar experiências;
  • Heroísmo – Ser reconhecido em todo o reino (ou em todo o mundo) como um grande herói. Um personagem com esta fixação, não necessariamente é um herói, ele apenas quer ser reconhecido como tal;
  • Nobreza – O personagem quer se tornar um nobre, talvez capitão, um grande conde ou até parte de uma família real;
  • Pacifista – Sonha em acabar com as guerras e unir os reinos;
  • Riqueza – O personagem sonha em ser rico, tendo muitos bens e riquezas.

Uma idéia legal é criar uma fixação particular, relacionada com a história do seu personagem. Por exemplo, talvez seu personagem está procurando por seu irmão mais velho que foi sequestrado por dunduks. Quem sabe ele está apenas muito curioso para conhecer a tal mula sem cabeça.

Combinando o conceito e a fixação

Jogadores menos experientes tendem à optar por uma combinação sinérgica, ou seja, em que os dois estão diretamente relacionados. Isto facilita a interpretação dando mais chance para o personagem se envolver no enredo. É fácil interpretar um personagem que busca o heroísmo quando este tem uma personalidade de herói.

Já jogadores mais experientes buscam uma participação mais ativa e excêntrica, buscando uma combinação oposta, ou seja, seu conceito age opostamente à sua fixação. Um personagem que busca o heroísmo mas é um valentão pode arranjar muita encrenca achando que está se passando por herói.

4- Acabamento

Sua ficha está pronta de acordo com as regras do jogo. Agora, fique a vontade para dar vida ao seu personagem escrevendo uma história ou desenhando uma imagem.

Você pode se basear em personagens de jogos e desenhos para escrever a história ou até baixar uma imagem da internet para representá-lo.