Quando um personagem executa uma ação contra outro personagem ou monstro, esta ação pode ser considerada uma ação resistida. Dessa forma, somam-se os atributos do personagem que está tentando executar e subtraem-se os modificadores do personagem que está tentando resistir.

Um personagem deseja obter desconto do ferreiro para conseguir sua espada mais barata. Então ele utiliza sua habilidade de influência (+1) e não possui nenhuma especialização para adicionar. Em seguida, ele subtrai a influência do ferreiro, como este também possui 1 na habilidade, este valor é subtraído ficando o modificador final como +0.

Geralmente a habilidade para resistir uma ação segue as regras “PxP” ou “RxR”. Sendo que os P’s representam respectivamente poder e passividade e o R significa refinamento.

Ou seja, geralmente quando um personagem for usar uma habilidade de poder (força, raciocínio ou aparência) como base para o teste, a resistência será o atributo de passividade respectivo (vigor, conhecimento ou empatia).

No caso de o personagem usar um atributo de refinamento como base do teste, o atributo base para resistência será o próprio atributo.

Finalmente, um personagem dificilmente poderá usar uma habilidade de passividade para iniciar um teste resistido.

Ações resistidas prolongadas

Em alguns casos mais raros o mestre pode definir que o personagem poderá resistir a uma ação baseada em um atributo de poder com o mesmo atributo. Isso vai acontecer, geralmente, quando os dois personagens estiverem ativos na ação.

Neste caso ajuda lembrar da regra “PxP” continua sendo válida porém os dois P’s representam poder.

Estes casos especiais são chamados de ações resistidas prolongadas, ou ações co-resistidas. Essas ações seguem uma regra especial. Uma queda de braços, uma disputa de lógica ou disputa de presença, o resultado dificilmente é resolvido em um único turno, portanto siga as regras abaixo para estes casos.

Apesar deste tipo de ação ser uma ação prolongada, ela também é resistida, portanto as regras de ação prolongada são levemente alteradas.

Primeiramente descubra qual a dificuldade do teste, por padrão será 6, a menos que esteja descrita

Dois bravos guerreiros resolveram testar na queda de braço qual era mais forte. Um deles, o personagem A, irá rolar o dado, dessa forma, ele estará a favor do sucesso do teste. Sendo assim, os dados do personagem A somaram de forma negativa na dificuldade e do personagem B positiva.

Note que não faz diferença qual personagem irá rolar o dado. Tanto para menos quanto para mais a quantidade de faces para o sucesso padrão é igual.