Abaixo você verá a tabela índice das especializações e em seguida a descrição de cada uma. Também você verá nas colunas quais podem ser escolhidas por guerreiros ou caçadores.

EspecializaçãoCavaleiroBandeiranteGuerreiroPré-requisito
Ataque GiratórioXXMúltiplos Oponentes
Iniciativa em CombateXXX
DefesaXXX
Defesa MarcialXXDefesa
Lutar com duas mãosXX
Múltiplos AtaquesXXXTipo de arma ou Estilo de combate
Múltiplos OponentesXXXMúltiplos Ataques
Saque RápidoXXX
SurpreenderXXXIniciativa em combate

Ataque Giratório

Múltiplos Oponentes com uma classe de arma corpo-a-corpo ou estilo de combate

Um personagem consegue executar uma manobra giratória com sua arma. Esta manobra ocupa toda sua ação. Ele desfere 1 ataque a todos os oponentes que estão ao alcance de sua arma corpo-a-corpo em todas as direções.

Ele não poderá realizar ataques extras ou com a mão inábil quando executar esta manobra.

A figura abaixo mostra um personagem (P) acertando 3 inimigos (I – em azul). Outros dois inimigos (I – em vermelho) não estão no alcance de sua arma.

Iniciativa de Combate

A iniciativa em um combate pode fazer uma grande diferença. Os personagens que possuem esta especialização possuem mais chances de agirem primeiro.

Um personagem poderá investir quantos pontos de especialização desejar (e puder) em iniciativa de combate, assim, ele somará o valor investido quando for fazer um teste de iniciativa.

Defesa (especialização)

Um personagem que se especializa em defesa não sofrerá a penalidade para defender múltiplos ataques. Confira ataque em grupo nas manobras de combate. Além disto, a especialização defesa pode ser somada na defesa.

Defesa Marcial

Pré-requisito: Defesa

A defesa de guerra é uma especialização que permite o personagem a se defender de ataques vindos de qualquer direção. Mesmo quando um ataque vem pelas costas o personagem é capaz de usar seus reflexos sem penalidades.

Lutar com Duas Mãos (especialização)

A cada ponto gasto com esta especialização o personagem terá um pouco mais de treino em lutar com sua mão inapta. Desta forma, reduza em 1 ponto a penalidade padrão por ponto desta especialização.

O personagem poderá pegar esta especialização até que a penalidade seja zerada.

Múltiplos Ataques

Pré-requisito: especialização em um tipo de arma ou estilo de combate
Os bandeirantes somente poderão optar por especialização em armas à distância. Já os guerreiros somente armas de corpo-a-corpo ou estilo de combate.

Cada vez que um personagem pegar esta especialização, ele deve veicular com uma especialização em armas ou em estilo de combate.

Por exemplo, um personagem possui múltiplos ataques com espadas, então ele poderá usar esta especialização apenas quando estiver atacando com espadas.

Com esta especialização, o personagem conseguirá agir mais rápido, desferindo um ataque extra por turno. Se ele possuir a especialização lutar com duas mãos, ele poderá fazer 2 ataques com cada mão.

O personagem poderá pegar esta especialização várias vezes, tanto para escolher armas ou estilo de combate diferentes, quanto para poder dar mais ataques com um mesmo tipo de arma por turno.

Por exemplo, um bandeirante graduou 3 vezes em múltiplos ataques com arcos, assim, ele consegue dar 4 tiros com arco por turno.

Múltiplos Oponentes

Múltiplos Ataques com a mesma classe de arma ou estilo de combate

O personagem poderá redirecionar cada um de seus ataques para um oponente diferente. A quantidade de oponentes diferentes é equivalente a 1 + os pontos investidos nesta especialização.

Surpreender

Pré-requisito: Iniciativa em Combate

Todas as vezes que iniciar uma batalha, o personagem com esta especialização poderá fazer um ataque contra um inimigo que tenha perdido no teste de iniciativa para ele.

O inimigo é considerado surpreso e por isso não poderá aplicar os modificadores de defesa, especialização e equipamento neste turno.