Os arcos são as armas de ataque à distãncia mais utilizadas em Vera Cruz. Apesar de não serem tão ameaçadoras quanto as bestas e as armas de fogo, são muito temidas por seus adversários.

ArmaHabilidadeEspecializaçãoMod. AcertoÉpicoMod. DanoAlcanceClasse

Munições

O tipo de dano pode alterar conforme a munição utilizada, com excessão do bodoque.

NomeTipode de danoDano Extra
Flecha aprimoradaLetal🗡+2
Flecha coquinhoContusão🔨0
Flecha pontudaLetal🗡0
Flecha serraLetal🗡+1

Arco Aprimorado

Este tipo de arco é muito comum no Novo Mundo e é feito em grandes cidades. Trata-se de um arco mais bem estruturado e preparado para guerras.

Arco longo

Um arco longo, como o nome sugere, é mais longo que os demais. Ele é feito por artesões experientes e requer mais força para o seu disparo. Os personagens devem ter no mínimo +2 em força para poder usar este tipo de arma.

Arco real

Estes belos arcos, geralmente ornamentados com ouro e pedras preciosas, são raros de serem encontrados. Geralmente são usados por reis ou campeões de batalha, como os centuriões. Oferecem uma incrível precisão.

Arco rudimentar

O arco rudimentar é feito geralmente em ambientes selvagens, sejam nas florestas do velho mundo, seja no sertão do novo mundo. Ele geralmente é feito de madeira nobre, entretanto, sua condição de fabricação não permite grande precisão.

Bodoque Carapiá

Os bodoques são tipos de arcos feitos para atirar pedras. O primeiro grande benefício é achar munição com mais facilidade. Até mesmo munição de até 20mm de chumbo podem ser usadas para o tiro. Entretanto, este tipo de arma requer uma habilidade maior pois o mais comum entre os iniciantes é acertar a própria mão.

Tipos de munição

Pedra São pedras arredondadas, especial para o uso em bodoques. Geralmente são polidas ou são encontradas na forma natural no fundo de rios.

Pedra improvisada São quaisquer pedras de até 20mm de diâmetro. Elas aplicam -1 no dano, ficando o modificador +2.

Munição de chumbo Utiliza-se das munições de armas de fogo de até 20mm de diâmetro. Elas causam um dano maior, aplicando +1, totalizando o modificador +4.