Abrir Fechaduras ♟

Abrir uma fechadura sem ter a chave correta é uma tarefa difícil, mas geralmente um malandro é capaz de realizá-la. Portas comuns possuem uma dificuldade 10 para serem abertas, porém isto varia de acordo com a qualidade da porta e da fechadura.

Esta habilidade também serve para outros tipos de trancas como cadeados ou baús.

Agarrar

Qualquer personagem pode tentar agarrar um outro personagem. Esta especialização soma-se à manobra de combate agarrar. Verifique como realizar esta manobra acessando a área de manobras de combate.

Andar furtivo

É a capacidade de andar sem deixar rastros.

Arcos⚔️

Todas os arcos utilizam agilidade como base para ataque. Confira as regras de combate para usar esta especialização.

Armas de Fogo⚔️

Todas as armas de fogo utilizam como base para ataque. Confira as regras de combate para usar esta especialização.

Arte Marcial♟

Confira o capítulo de estilos de combate para saber mais sobre esta especialização.

Bater Carteira♟

Trata-se da habilidade de fazer pequenos furtos sem a percepção da vitima. É como pegar uma maçã à amostra no mercado, pegar o saco de moedas de um viajante distraído, etc.

Bestas⚔️

Todas as bestas utilizam agilidade como base para ataque. Confira as regras de combate para usar esta especialização.

Briga

A briga é o estilo de combate desarmado padrão. Isso por que a briga representa a capacidade de improvisar golpes ou uso de objetos ou armas simples para o combate.

Investir nesta especialização demonstra que seu personagem já andou praticando por algum tempo.

Capoeira♟

Confira o capítulo de estilos de combate para saber mais sobre esta especialização.

Escapar♟

Escapar é a habilidade de fugir de obstáculos que prendem o personagem. Um exemplo é escapar da manobra agarrar, ou ainda, escapar de algemas ou cordas.

Espadas⚔️

Embora nem todas as espadas utilizem agilidade como base para ataque, esta categoria de armas é prioritariamente desta habilidade. Confira as regras de combate para usar esta especialização.

Esquiva

Esquiva é a ação de evitar objetos em movimento que geralmente podem causar danos. Para poder esquivar o personagem precisa ter consciência do objeto que se aproxima, podendo assim ser exigido um teste extra ou sinérgico com reflexos.

A esquiva pode ser usada como especialização de defesa de ataques à distância.

Lanças (hastes)⚔️

Embora nem todas as lanças (ou armas de hastes) utilizem agilidade como base para ataque, esta categoria de armas é prioritariamente desta habilidade. Confira as regras de combate para usar esta especialização.

Prestidigitação

É a habilidade de fazer truques. Geralmente estes truques podem ser usados para diferentes fins como distrair um público, ganhar dinheiro na praça, ganhar uma aposta ou até mesmo como parte de um roubo planejado. Esta habilidade não é o mesmo que bater carteira.

Um roubo usando a prestidigitação poderia ser através da troca de um objeto por outro muito parecido, mas ainda o personagem precisa ter acesso voluntário aos objetos em questão.

Usar Cordas♟

Cordas podem ser usadas para amarrar um inimigo à uma arvore, amarrar bem algum pertence junto à sua mochila e em muitas outras situações. Os marinheiros sabem bem a importância das cordas.

Apesar de que qualquer personagem possa fazer um nó simples que qualquer outra pessoa será capaz de desfazer, somente aqueles que tiveram algum treinamento nesta especialização poderão fazer algo que valha a pena um teste.