As armas de fogo são extremamente poderosas, entretanto, preparar a arma para o uso é um processo demorado para um cenário de combate. O dano causado e o alcance do acerto justificam o uso das armas de fogo no lugar de bestas.

Cada arma de fogo possui características diferentes que você poderá conferir nas descrições nesta página.

Munição

A menos quando descrito diferente, uma munição é uma esfera de chumbo que pode ser substituida por outras opções como você verá nesta sessão.

Munição Pronta

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Munição improvisada

A munição improvisada geralmente são pedras esféricas ou em forma de cone com calibre compatível. Elas costumam ser encontradas em rios e riachos. Acertar uma munição improvisada é mais difícil, diminuindo -1 no acerto e reduzindo -2 no dano.

Pequenas esferas

Ao preparar a arma, o jogador poderá colocar esferas de chumbo menores, por exemplo, ao invés de 1 esfera de 10mm, ele coloca 4 esferas de 3mm. Ao atirar, as esferas se espalham dividindo o dano do tiro nos 2 quadrados laterais ao alvo acertado.

Recarga

Conforme a classe excedente

ArmaHabilidadeEspecializaçãoMod. AcertoÉpicoMod. DanoAlcanceCalibreClasse
EspingardaAgilidadeArmas de fogo+2x4💀+8150/50015mm4
CarabinaAgilidadeArmas de fogo+1x3💀+850/15010mm5
CanhãoAgilidadeArmas de fogo+5x10💀+20500/1000850mm6
Canhão de mão curtoAgilidadeArmas de fogo0x4💀+5100/20015mm3
Canhão de mão longoAgilidadeArmas de fogo+1x4💀+5150/30015mm3
Mosquete de mechaAgilidadeArmas de fogo+1x4💀+10100/30010mm4
Mosquete de pederneiraAgilidadeArmas de fogo+2x4💀+10100/30010mm5
Mosquete grossoAgilidadeArmas de fogo+2x5💀+10200/60025mm6

Canhão de mão

Os canhões de mão são as armas de fogo primitivas. São canos de 20 cm (curto) ou 40 cm (longo), feitos de ferro ou cobre, presos à uma haste de madeira. Para utilizar, o atirador prepara a arma colocando um pouco de pólvora, uma esfera de chumbo (munição), então compacta tudo com uma haste metálica. Depois ele insere mais um pouco de pólvora na câmara. Finalmente o personagem utiliza um graveto em chamas para disparar o tiro.

Tempo de preparo: 8 turnos (25 segundos)
Equipamento de suporte: uma haste para compressão e um recipiente para pólvora
Equipamento de recarga: Pólvora, munição e vareta de disparo
Preço do equipamento de recarga: 10 $I para 10 dispáros

Carabina

A carabina é um tipo de mosquete pequeno, adaptado para utilizar com apenas uma mão. O disparo é feito por um feiche de roda. Para preparar a carabina coloca-se a pólvora, uma bucha e então a munição. Utiliza-se uma chave para girar o feiche de roda, procedimento que poderá ser feito antecipadamente, salvando 1 turno da preparação. Finalmente se insere pólvora para o disparo.

Tempo de preparo: 10 turnos (30 segundos)
Equipamento de suporte: uma pequena haste para compressão anexa à arma, uma chave para feiche de roda e um recipiente para pólvora
Equipamento de recarga: Pólvora, munição e bucha
Preço do equipamento de recarga: 15 $I para 10 dispáros

Espingarda

As espingardas são geralmente chamadas assim em Bravos, nos outros reinos são conhecidas como arcabuz. São uma arma de cano longo similar aos mosquetes. Estas são as armas mais comuns e utilizam um fecho de roda mecânica similar às carabinas. Para preparar a espingarda, coloca-se a pólvora, uma bucha e então a munição. Utiliza-se uma chave para girar o feiche de roda, procedimento que poderá ser feito antecipadamente, salvando 1 turno da preparação. Finalmente se insere pólvora para o disparo.

A grande vantagem sob um mosquete é a relação custo e benefício da arma e das munições.

Tempo de preparo: 10 turnos (30 segundos)
Equipamento de suporte: uma haste para compressão, uma chave para feiche de roda e um recipiente para pólvora
Equipamento de recarga: Pólvora, munição e bucha
Preço do equipamento de recarga: 10 $I para 10 dispáros

Mosquetes

Os mosquetes são armas versáteis e se diferenciam em diversas classificações. O processo normal de preparação do mosquete é inserir polvora, uma bucha, a munição e mais outra bucha. Então se comprime com a haste já inclusa no mosquete. Os mosquetes não incluem baioneta, esta geralmente é comprada a parte.

Mosquete de mecha

O mosquete de mecha utiliza uma corda como mecha que é acendida antes do disparo. Para realizar um segundo disparo, não é necessário acender esta mecha, o que economiza 1 turno para o preparo dos tiros subjacentes.

Tempo de preparo: 10 turnos (30 segundos)
Equipamento de suporte: uma haste para compressão anexa à arma e um recipiente para pólvora
Equipamento de recarga: Pólvora, munição e bucha
Preço do equipamento de recarga: 15 $I para 10 dispáros

Mosquete de pederneira

Este mosquete agiliza o processo, uma vez que o atirador não precisará acender a mecha e poderá disparar rapidamente o mosquete, podendo se concentrar mais na mira.

Tempo de preparo: 8 turnos (25 segundos)
Equipamento de suporte: uma haste para compressão anexa à arma e um recipiente para pólvora
Equipamento de recarga: Pólvora, munição e bucha
Preço do equipamento de recarga: 15 $I para 10 dispáros

Mosquete grosso

O mosquete grosso possui um calibre maior, bem como é mais pesado e difícil de se utilizar. Estes mosquetes precisam ser apoiados sobre uma vara com forquilha. Quando não se tem esta vara, utiliza-se qualquer apoio improvisado como uma mesa ou uma pedra. Não é possível anexar baioneta.

Tempo de preparo: 12 turnos (35 segundos)
Equipamento de suporte: uma haste para compressão anexa à arma e um recipiente para pólvora
Equipamento de recarga: Pólvora, munição e bucha
Preço do equipamento de recarga: 20 $I para 10 dispáros