Missionário
Engajar em um confronto nem sempre é a melhor saída. Pelo menos é isso que os missionários acreditam. Em sua grande maioria são homens, entretanto encontram-se algumas mulheres entre os missionários de Tupã ou A’hi.
O trabalho dos missionários é espalhar sua religião por toda Vera Cruz. Através da influência com suas divindades, conseguem obter favores para si ou para seus companheiros.
Criação da ficha
Estamina | Concentração | Paciência | Divindade |
2 | 2 | 2 | 4 |
Os missionários utilizam suas habilidades divinas através da empatia e, em alguns casos, da sua habilidade secundária que é sagacidade.
Adicione a capacidade divindade na ficha do personagem para medir a eficácia de seus ritos.
- Escolha uma ordem e aplique as especializações de acordo;
- Distribua 5 pontos em especializações mentais ou sociais.
Ordem
Escolha uma ordem entre a Religião de Todos, Tupã ou A’hi. A ordem de A’hi deve ser verificada com seu mestre se pode ser escolhida. Veja mais informações sobre cada ordem na sessão religiões.
O missionário ganhará especializações de acordo com sua ordem, confira abaixo.
Religião de Todos: Conhecimento religião, força de vontade, linguas, liderança e política.
Ordem de Tupã: Ervas, localização, atuação, dissimulação e intimidar.
Ordem de A’hi: Localização, rastrear, dissimulação, intimidar e presença.
Ritos de missionário
Os missionários devem realizar ritos todos os dias onde conversam com suas divindades. O missionário poderá conduzir o rito sozinho, com outros missionários ou ainda com a participação de outros personagens não missionários.
Todos os participantes de um rituais criarão uma espécie de vínculo fraternal que poderá gerar os efeitos dos ritos do missionário.
Ritos são a formalidade de suas conjurações. Rituais são os efeitos sobrenaturais que você vê na sessão rituais. Cada ritual necessita algum tipo de rito especial.
Um missionário poderá realizar qualquer um dos ritos desde o seu primeiro nível, entretanto, ele precisará ter uma capacidade de divindade suficiente para poder conjurar seus efeitos (rituais).
Tipos de Ritos
Os tipos de ritos definem características básicas que deverão ocorrer durante um rito para a realização de seu efeito. Verifique a sessão Ritos de Missionários para mais informações.
Oração
Uma oração é um breve rito que leva, pelo menos 1 ação. A única diferença entre as ordens é o conteúdo de suas orações, porém, os efeitos práticos se mantém.
Ladainha
É uma oração em forma de conversa entre o missionário e os participantes. Caso o missionário esteja sozinho, ele poderá realizar fazendo ambas as perguntas e as respostas.
A Ladainha da religião de todos parece uma conversa formal, a de cupã parece a declaração de um poema, por fim, a de A’hi parece uma conversa entre um general e seus soldados.
Rito Ordinário
São os ritos realizados diáriamente. Caso o missionário passe mais de 32 horas sem realizar este rito, ele perderá todos os efeitos sobrenaturais até que realize-o. A duração de um rito ordinário é de meia hora.
Quando um ritual depende de um rito ordinário, ele poderá ser substituido por uma oração, desde que todos os alvos afetados já tenham participado de um rito nas últimas 32 horas.
Ordem de Iwê – O rito inclui o sacrifício de um animal. Não há especificações de qual animal deverá ser sacrificado, entretanto, não poderá ser outros tipos de criaturas como bestas ou insetos.
Ordem de Tupã – Para estes missionários, os ritos incluem cantos e danças. É impossível fazer um rito em silêncio ou sem ser notado por qualquer criatura em um raio de pelo menos 50 metros.
Ordem de A’hi – Como os Tupãs, os missionários de A’hi também realizam cantos e danças, entretanto, muitas vezes estas incluem tons macabros que poderiam assustar alguém que não seja Dunduk.
Um personagem não Dunduk precisa fazer um teste de força de vontade ou coragem para participar até o final do rito. Especialmente nas primeiras participações.
Rito Festivo
Os ritos festivos são ritos que geralmente acontecem em datas ou ocasiões especiais. Também podem ocorrer quando um missionário deseja conjurar um efeito mais elevado.
Assim como os ritos ordinários, um efeito de rito festivo pode ser substituído por uma oração caso todos os alvos tenham participado de um rito festivo no mesmo dia. O Rito Festivo já inclui o Rito Ordinário, gerando assim o efeito
O rito festivo costuma durar no mínimo uma hora.
Ordem de Iwê – O rito inclui o sacrifício de um animal para cada participante, além de uma preparação e ornamentação especial.
Ordem de Tupã – Além das danças de costume, é necessário acender uma fogueira e pintar todos os participantes que, durante o rito, terão que ter o busto descoberto.
Ordem de A’hi – O rito festivo de um missionário de A’hi inclui assar uma criatura viva.
Vésperas
Antes de seu repouso, o missionário pode realizar o rito das vésperas, recuperando 1 ponto de divindade por minuto de oração. Ele não poderá recuperar mais do que seu total de pontos de divindade antes de um novo rito ordinário.
Bens iniciais
- 2 roupas;
- 1 medalhão de sua divindade (arma sobrenatural);
- 1 maleta de ritual (completa);
- 1 funda ou 2 adagas.
Aprimoramento
Cada vez que passar de nível de Missionário, escolha um dos aprimoramentos abaixo ou um dos aprimoramentos padrões aqui.
Aprimoramento divino
+ 1 em divindade, +1 em concentração, +1 novo conhecimento ou língua, +2 em especializações
Aprimoramento especialista
+1 em divindade, +5 em especializações
Aprimoramento sobrenatural
+1 em divindade, +1 em paciência, +1 em especializações sobrenaturais
Conceitos
Os conceitos abaixo são apenas idéias para seu Missionário. Fique a vontade para escolher outros ou criar o seu próprio.Missão
O conceito mais óbvio de um missionário é a missão. Ele fará o que for preciso para falar de sua religião e conseguir mais pessoas participando de seus rituais. As vezes, adentrar o sertão pode ser a oportunidade de encontrar novas pessoas. Ganhe experiência por novos personagens que participarem de um ritual ativamente (ritual ordinário. ouladainha).
Bom samaritano
Este conceito faz com que o missionário queira sempre ajudar as pessoas em necessidade ou mais fracas. Um missionário com este conceito deixará seus interesses de lado para ajudar pessoas que precisem e estejam em seu caminho. Ganhe experiência sempre que aparecer personagens precisando de sua ajuda e você ajudar, mesmo que saindo de seus interesses.
Leal
Estes missionários são leais ao templo e ao rei. Mesmo quando estiverem em expedições longinguas não farão nada contra suas ordens. Caso não hajam ordens claras, o missionário pensará “como o rei ou o líder religioso mandaria eu agir?”. Ele deverá agir de acordo. Ganhe experiência por converncer outros personagens a agirem dentro da lei.
Fixações
As fixações abaixo são apenas idéias para seu Missionário. Fique a vontade para escolher outras ou criar a sua própria.Pacifista
O missionário pacifista quer evitar todos os tipos de confrontos. Ele sempre buscará evitar brigas, e aceitará ser subjulgado para não ter que prejudicar outra pessoa. Ganhe experiência por deixar os interesses dos outros à frente dos seus.
Punidor
Ao contrário do pacifista, o missionário punidor quer ver os hereges sendo torturados ou até mortos. Estes sempre tentam obrigar personagens de outras religiões à se converterem para as suas, caso isso não ocorra, tentarão impor a conversão através de ações autoritárias e até torturas. Ganhe experiência quando agir autoritariamente para converter um personagem, principalmente quando este renunciar sua antiga religião.