O sistema de RPG de mesa Paba é um sistema nacional com diversas vantagens, tanto para jogadores experientes quanto para novos grupos de RPG. Veja então nesta página as características deste sistema e um glossário sobre o assunto.
Paba significa “terminar” ou “concluir” na lingua nativa tupi. Com efeito, a escolha deste nome se dá por vários motivos:
O Paba RPG foi criado em homenagem ao Brasil
Este sistema de role playing game de mesa é criado para homenagear a cultura e história nacional. Apesar de honrarmos toda a história do RPG que referencia a cultura nórdica, grega, entre outras, usamos principalmente os elementos presentes nos primeiros séculos da colonização brasileira.
O sistema pode ser usado para qualquer tipo de cenário de RPG. Seja medieval fantástico, submundo contemporâneo ou ficção científica futurística. Entretanto, o cenário Vera Cruz torna mais evidente esta homenagem para a terra das palmeiras.
Uma terra de Vera Cruz
Vera Cruz foi um dos primeiros nomes dado ao Brasil. Neste sentido, criamos um cenário que utiliza elementos tanto portugueses quanto indígenas para toda a formulação do cenário medieval fantástico.
Note que todo o cenário foi feito de maneira artística e trata-se completamente de fantasia, não buscando de maneira alguma ofender qualquer pessoa, cultura ou situação, mas ao contrário incluindo-as numa versão divertida e artística.
Glossário
Paba – Palavra em tupi que significa “terminar” ou “concluir” e que foi escolhida como nome deste sistema de rpg de mesa.
Role Playing Game – Inglês para Jogo de Interpretação de Papeis. Trata-se de um jogo onde um grupo de amigos, geralmente de 3 à 6 jogadores, se reunem para co-criar uma história.
RPG de Mesa – Termo atual para distinguir o Role Playing Game original dos jogos de modernos RPG digitais.
Sistema – Conjunto de regras usadas para guiar os jogadores.
Cenário – Ambiente criado para uma campanha de RPG de mesa. O cenário pode ser totalmente criado ou pode ser uma adaptação mais ou menos realista de cenários reais. O Vera Cruz é um cenário altamente adaptado onde se usam apenas alguns poucos elementos do cenário real, neste caso o Brasil nos séculos XVI e XVII.
NdX – Quando as regras se referirem a dados, sempre estará neste formato, sendo “N” a quantidade de dados, “d” a sigla de dado e “X” a quantidade de faces do dado. Portanto 2d10 significa 2 dados de 10 faces.